A reformulação do aplicativo de Fotos feita pela Apple no iOS 18.2 - divulgada pela empresa como a “maior mudança de todos os tempos” - deu ao software um novo visual e novas formas para gerenciar a biblioteca de fotos no iPhone e no iPad. No entanto, nem todos gostaram, pois o novo design retirou os ícones de navegação familiares e colocaram no lugar uma visualização “unificada”, que que colocou quase tudo em uma única tela.
Mas graças aos menus e configurações, você pode organizar as coisas de acordo com sua preferência. Veja aqui como encontrar suas imagens favoritas na versão mais recente no Fotos - vamos dar também uma rápida olhada em algumas alterações recentes no aplicativo Google Fotos.
Role a tela
A atualização do iOS 18.2 da Apple corrigiu alguns problemas dos quais os usuários vinham reclamando desde que o novo aplicativo Fotos foi lançado em setembro (como vídeos em looping automático). Mas o design geral do aplicativo é o mesmo: você começa em uma grande tela para sua biblioteca de fotos, álbuns, vídeos, selfies e tudo mais.
Os itens exatos que você vê dependem do seu dispositivo, pois muitos iPhones e iPads de última geração têm o novo software Apple Intelligence para criar coisas como “filmes de memória” sob comando.
A forma como você encontra as coisas depende da maneira como você rola a tela:
Está procurando sua biblioteca de fotos? Deslize para baixo para percorrer a grade de miniaturas de imagens, que vai mais para trás no tempo quanto mais você rolar a tela.
Procurando álbuns, vídeos, favoritos, o menu de repetidas e outras ferramentas? Deslize para cima para rolar em direção à parte inferior do aplicativo e percorrer os agrupamentos gerados automaticamente (como Recent Days ou People & Pets) e os álbuns de fotos criados por você. Os menus para Tipos de mídia e Utilitários também estão aqui.
Está procurando uma determinada imagem? Toque no botão azul Pesquisa na parte superior da tela para começar a procurar fotos ou vídeos específicos.
Mude a sua visualização
Tanto a biblioteca de fotos quanto as áreas de coleções e menus estão com muito conteúdo, mas você pode simplificar o que vê.
Por exemplo, ao percorrer a biblioteca, aparece um pequeno menu que oferece Anos, Meses ou Todos. Toque em uma dessas opções para acessar as fotos tiradas nesses períodos de tempo.
Quando você seleciona a opção Todos, um par de setas aparece no canto inferior esquerdo. Isso abre um menu no qual você pode visualizar as imagens quando elas foram adicionadas à biblioteca ou pela data em que foram capturadas. Esse menu também inclui controles de Filtro para filtrar as fotos na coleção de modo que, por exemplo, você veja apenas as fotos marcadas como favoritas.
Na parte inferior do menu, Opções de visualização permite aumentar ou diminuir o zoom das miniaturas para uma visualização mais detalhada. Você pode alterar as formas da imagem, ou a proporção, na grade de imagens se preferir ver a miniatura inteira em sua orientação original em vez de um quadrado padronizado. Também é possível ocultar da visualização as capturas de tela e os álbuns compartilhados.
A parte de coleções e menus do aplicativo também pode ser modificada. Se quiser ver menos agrupamentos de imagens ou colocá-las em uma ordem diferente, vá para a parte inferior da tela, toque no botão Personalizar e reordenar e faça as alterações. Toque no botão “x” no canto superior direito quando terminar.
Mas espere, ainda há outro menu para experimentar: Toque no ícone do seu perfil no canto superior direito do aplicativo Fotos para acessar as opções de exibição ou ocultação de determinados álbuns na exibição principal, vídeos em loop e outros controles.
O guia oficial da Apple sobre o Fotos, em seu site, contém mais informações sobre como usar o aplicativo para editar, compartilhar e armazenar suas fotos.
Google Fotos
O aplicativo Google Fotos para Android e iOS vem implementando suas próprias alterações nos últimos meses. O blog do Google Fotos e o guia de ajuda são bons lugares para verificar se algo de repente parece diferente em seu dispositivo, pois o que você pode ver depende de seu hardware, software e outros fatores.
Leia também
Entre as atualizações, o Google Fotos agora registra qualquer edição aprimorada por inteligência artificial (como apagar objetos de fundo de uma imagem) na página de detalhes de uma foto. O Google também está testando uma ferramenta chamada Ask Photos para pesquisar suas fotos com o assistente Gemini AI, mas os usuários interessados devem se inscrever e entrar em uma lista de espera para experimentá-la.
Outras alterações recentes incluem uma visualização de Coleções que substitui o ícone da Biblioteca na parte inferior da tela; a seção Coleções agora agrupa álbuns e menus de mídia em um só lugar. E você pode ver todas as suas atividades de compartilhamento de fotos na nova página Atualizações ao tocar no ícone de sino na parte superior da tela.
As bibliotecas de fotos são profundamente pessoais, e é natural ficar preocupado quando o software que as armazena muda repentinamente. Mas não importa o quanto as coisas evoluam, manter o backup de suas fotos é uma ideia atemporal.
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.