Vai curtir o carnaval? Veja dicas de como proteger seu celular contra furtos no bloquinho

Conheça truques de proteção para o seu smartphone e aplicativos durante a folia

PUBLICIDADE

Foto do author Mariana Cury
Atualização:

Nessa época do ano, além de pensar na agenda de bloquinhos e festas de Carnaval, é bom saber como manter seu celular e suas informações a salvo em meio a tantas pessoas nas ruas. Por isso, o Estadão separou algumas dicas de como proteger seu aparelho e aplicativos para curtir a folia sem preocupações.

Antes de sair de casa, certifique-se que as funções de localização e rastreamento do seu celular estão ativas. No iPhone, por meio do aplicativo Busca, é possível localizar seu aparelho. Ele pode ser muito útil caso você acabe perdendo seu celular. No Android, o aplicativo Find my Device também faz a mesma coisa.

Conheça dicas de como proteger seu celular para curtir a folia sem preocupações Foto: Tomaz Silva/Fotógrafo/Agência Brasil

PUBLICIDADE

Para acessar esses aplicativos sem o seu celular em mãos, basta logar na sua conta, seja o ID Apple, para iPhone, ou conta do Google, para aparelhos Android. Dessa forma, você consegue ver a localização em tempo real do seu dispositivo. Caso ele seja roubado, você pode bloquear o aparelho por lá também.

Outra dica importante, é deixar aplicativos que possuem dados sensíveis, como WhatsApp e aplicativos de banco, de forma inativa na sua tela de início.

Publicidade

No iPhone, basta pressionar o aplicativo como se fosse apagá-lo, clicar em Remover app e, depois, em Remover da tela de início. Ele vai ficar disponível em uma pasta chamada Itens ocultos na sua biblioteca de apps, que só pode ser acessada com a sua senha ou reconhecimento facial. Alguns aparelhos Android também têm essa possibilidade. O processo é igual e o aplicativo ficará disponível no Menu de apps.

No WhatsApp também é recomendável sempre ativar a Confirmação em duas etapas - inclusive fora de época de carnaval. Para isso, em Configurações, vá em Conta e selecione a Confirmação em duas etapas. O aplicativo vai pedir que você crie uma senha de seis dígitos, oferecendo uma camada dupla de proteção para a confirmação de que é realmente você que está tentando acessar a sua conta do WhatsApp.

Outra dica interessante é deixar a tela de bloqueio do celular com uma foto sua e algumas informações, como endereço de rede social e telefone de emergência. Assim, caso você perca o aparelho e alguém encontre, vai conseguir entrar em contato com você.

Se nenhuma das dicas anteriores forem eficientes o suficiente e você acabar sendo furtado, alguns métodos de precaução podem ajudar. Tenha o seu número do IMEI anotado, que é como se fosse a identidade do celular. Com ele, por meio de um boletim de ocorrência, você consegue bloquear o funcionamento do seu celular, impedindo que criminosos possam revender o aparelho. Existem alguns meios para verificar esse número, por meio dos ajustes, da caixa do seu aparelho ou ligando para um código.

Publicidade

Nos Ajustes do iPhone, vá em Geral, selecione Sobre e lá, encontrará o número do IMEI.

Em aparelhos Android, vá em Configurações, depois em Sobre, e você vai encontrar o número.

E a forma mais simples de consultar o IMEI do seu aparelho, é ligando para o código universal *#06#. Além disso, o número também consta na nota fiscal e na parte de trás da caixa do aparelho.

Além disso, se possível, exclua todos os aplicativos com dados sensíveis que possam estar no seu celular antes de ir para a folia. Apps financeiros ou redes sociais que não serão usadas no passeio são alguns exemplos que reúnem informações que podem dificultar a sua vida caso você perca o seu aparelho.

Publicidade

Ainda, se você quer se arriscar e curtir o carnaval na companhia de amigos, uma opção é deixar o smartphone em casa - mas se certifique de estar com pessoas conhecidas e, claro, com meios de voltar são e salvo para casa depois dos bloquinhos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.