O Google está com um problema para indexar conteúdo de grandes sites e portais - o "robôzinho" que encontra notícias e apresenta aos usuários não está mostrando os links mais recentes. Nos testes do Estado, o problema afeta veículos nacionais e estrangeiros.
A falha foi detectada ainda ontem e até a publicação deste texto não havia sido solucionada. A companhia confirmou o problema logo no começo da manhã, mas não revelou totalmente as causas. "Estamos cientes dos problemas de indexação que afetaram alguns sites hoje mais cedo. faremos uma atualização quando tivermos mais informações", dizia uma mensagem no Twitter.
Um pouco depois, a empresa confirmou ter detectado um problema da ferramenta de inspeção de URL - o Google disse que esse problema já foi resolvido. A solução definitiva, porém, ainda não veio.
A falha é ruim para todos: veículos, Google e usuários. "Para os sites, é importante aparecer bem no ranqueamento do Google para ter mais tráfego, o que gera mais receita. Perder um dia no ranking do Google é perder receita", diz Humberto Sandmann, professor de Tech da ESPM.
Para o Google, o problema é perder credibilidade junto a anunciantes. Sandmann explica que ter a indexação bagunçada não entrega números confiáveis de tráfego para serem apresentados aos anunciantes - o Google, junto ao Facebook, centraliza os anúncios publicitários na internet. A credibilidade da marca também fica em cheque junto a usuários que, ao não encontrar notícias mais recentes, tendem a trocar de buscador no longo prazo caso o problema persista.
Sandmann, porém, acredita que o Google descarte os dados das datas em que a falha aconteceu.
Nesta sexta-feira, 9, o Google disse que o problema foi resolvido.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.