A França anunciou nesta quarta-feira, 25, que lançará um fundo de apoio para startups após a pandemia de coronavírus. Segundo o governo, o total pode chegar até US$ 4,3 bilhões para ajudar as empresas a se recuperarem.
Os investimentos em empresas digitais em estágio inicial cresceram na França nos últimos anos, ajudados por reduções de impostos e medidas favoráveis às empresas implementadas pelo presidente Emmanuel Macron.
O dinheiro injetado pelos fundos de capital de risco nas startups francesas aumentou 30% nos três primeiros trimestres de 2019 em relação ao ano anterior, para £ 3,9 bilhões, segundo a Dealroom, plataforma provedora de dados.
O plano de liquidez do governo francês para startups inclui um esquema de refinanciamento de curto prazo de £ 160 milhões. Outros £ 1,5 bilhão são previstos para pagamento antecipado de alguns créditos tributários, £ 250 milhões para o pagamento acelerado de investimentos já planejados no setor e £ 2 milhões de garantias sobre os custos de fluxo de caixa.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.