NotCo lança primeira linha de carnes à base de planta da marca no Brasil

Empresa já tinha hambúrgueres vegetais e inaugura linha de carnes com três produtos

PUBLICIDADE

Foto do author Bruna Arimathea

O refrigerador de carnes à base de plantas nos supermercados deve ganhar mais uma marca nos próximos dias. A NotCo, startup chilena de alimentos vegetais, lançou neste sábado, 3, três novos produtos de carne feitos de proteína vegetal. Batizados de NotMeat Almôndegas, NotMeat Moída e NotMeat Kibe, os alimentos chegam em embalagens de 250 gramas e querem ser mais uma opção na mesa do brasileiro.

PUBLICIDADE

“O Brasil é um país em que a entrada do mercado de carne vegetal ainda é lenta. Entre os países da América, esse setor ainda é pouco consumido aqui”, afirma Maurício Alonso, gerente geral de produtos da NotCo no Brasil. “Nós acreditamos que a melhor forma de fortalecer essa categoria é lançar mais produtos. A ideia é que as pessoas experimentem primeiro e decidam ficar nesse mercado”.

Feitos por inteligência artificial (IA), a carne moída, a almôndega e o quibe levam uma composição diferente de proteína de ervilha, soja e arroz, receita gerada pelo Giuseppe, como é chamada a tecnologia. Para as diferentes texturas, a empresa aposta na mistura de ingredientes que, no caso das carnes, inclui chia e até cacau.

A empresa já tinha lançado por aqui versões de hambúrguer à base de plantas, mas é a primeira vez que a startup aposta em outras variações de carne para o consumidor. O quibe, por exemplo, é lançamento exclusivo no Brasil e passou por estudo até mesmo de Giuseppe, por ser uma receita menos tradicional dentro do que a IA já havia criado.

Cada embalagem tem preço sugerido de R$ 20 e contém de 240 gramas a 250 gramas de carne — tanto nas caixas de almôndega, carne moída ou kibe. É possível encontrar os produtos em redes de supermercados que já vendem alimentos da marca, como Pão de Açúcar, Carrefour e St. Marche. No mercado, a NotCo já tem produtos como leite, hambúrguer, maionese e sorvete.

Publicidade

Atualmente a marca atua no Chile, Argentina, Brasil, México, Estados Unidos, Canadá, Peru, Paraguai, Equador, Colômbia, Austrália e Bolívia. O último lançamento da marca por aqui foi o NotMilk High Protein, bebida não refrigerada com 15 gramas de proteína, que chegou nas prateleiras em setembro deste ano.

Mauricio Alonso é gerente geral de produtos da NotCo no Brasil Foto: MARCELO CHELLO/ESTADÃO

Para 2023, os planos já estão bastante claros para a NotCo. Além de continuar investindo no setor de carnes, a empresa quer aumentar o setor de laticínios com o lançamento de alguns tipos de queijo plant-based no Brasil— o produto já existe em outros países. Ainda, a startup espera também fortalecer a linha de produtos com alta concentração de proteína, setor que Alonso afirma ser bastante promissor para a companhia.

“Nós temos um plano para os próximos cinco anos de quase triplicar o portfólio e procurar o produto que falta nas opções das pessoas que querem diminuir o consumo de proteína animal”, aponta Alonso. “Conseguimos lançar produtos em apenas nove meses. Então coisas que nem estão no nosso radar ainda podem ser lançadas no próximo ano”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.