A Via, novo nome adotado pela empresa Via Varejo, anunciou hoje um fundo de R$ 200 milhões de corporate venture capital (CVC) para investir em startups em até cinco anos. Segundo o vice-presidente de Inovação Digital e Recursos Humanos da varejista, Helisson Lemos, o programa contempla diversos formatos de inovação aberta.
"Criamos o Via Hub, com foco em soluções para crediário, logística, omnicanalidade, sortimento 1P, marcas e base de clientes. Nosso objetivo é desenvolver um haras de unicórnios (empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão)", afirmou, durante o Via Investor Day.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/6ICUWHIK4NO3VLN622MGJ6YUHU.jpg?quality=80&auth=3cbaddc6369177d3cc60e2b3eabcafe08300f019ca227e782a9c795228953287&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/6ICUWHIK4NO3VLN622MGJ6YUHU.jpg?quality=80&auth=3cbaddc6369177d3cc60e2b3eabcafe08300f019ca227e782a9c795228953287&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/6ICUWHIK4NO3VLN622MGJ6YUHU.jpg?quality=80&auth=3cbaddc6369177d3cc60e2b3eabcafe08300f019ca227e782a9c795228953287&width=1200 1322w)
Na apresentação, Lemos apontou que a companhia investe em seu core business, incluindo estratégias de aceleração e incubação e fusões e aquisições (M&A), no ramo adjacente, buscando parcerias estratégicas, e no novo, que contempla o fundo de CVC.