Atualizado às 15h15 da quinta-feira, 28, para adicionar pronunciamento da Sanrio
Tem certas coisas que fazem o mundo da gente cair. Uma delas aconteceu nessa quarta-feira, 26: Hello Kitty, ao contrário do que todo mundo pensava, não é uma gata (OU QUASE: leia até o fim do post para entender a história. Ok? Ok.). Foi o que disse a Sanrio, empresa responsável pela personagem, em resposta a uma pesquisadora que organizava uma exposição sobre a criatura que é sinônimo de fofice no Japão.
Sim, é isso mesmo que você leu: Hello Kitty não é uma gata, e aqueles três traços ao redor de seus olhos não são um bigode felino.
A informação foi publicada pelo jornal Los Angeles Times, em entrevista com a antropóloga Christine R. Yano, responsável por uma exposição de Hello Kitty no museu nipo-americano de Los Angeles. "A Sanrio me disse que Hello Kitty não é uma gata. Ela é um personagem de desenho, e é uma garotinha. Ela é amiga, mas não um gato. Uma razão é porque ela nunca está de quatro. Ela anda e senta como uma criatura bípede. E ela até tem um gato de estimação, o Charmmy Kitty", disse.
Segundo a Sanrio, Hello Kitty é uma garotinha britânica, chamada Kitty White, filha de George e Mary White, do signo de escorpião, e que adora torta de maçã. A personagem, que chegou aos EUA em 1976, foi criada dois anos antes no Japão - ou seja, são 40 anos de ilusão.
Mais uma vez, porque ainda estamos chocados: Hello Kitty não é uma gata.
A revelação também chocou os usuários do Twitter:
"Minha vida nunca vai ser a mesma".
"Eu sou uma pessoa. Você também. Hello Kitty é uma pessoa?"
"Hello Kitty não é uma gata, mas sim uma garota? Olhe pra ela! Ela é uma gata! O nome dela é Hello Kitty".
Miau.
ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE!
Aparentemente, nem tudo está perdido: a Hello Kitty, como diz seu próprio nome (Kitty é um jeito carinhoso ou fofo de se chamar um gato na língua inglesa), ainda é uma gata. Pelo menos foi o que a Sanrio explicou ao site Kotaku: "A Hello Kitty foi feita com os traços de um gato. É muito dizer que ela não é uma gata. Ela é a personificação de uma gata", declarou a empresa.
Ou seja: a Hello Kitty ainda é uma gata, da mesma maneira que o Mickey Mouse é a personificação de um rato (que, humanizado, pode dirigir carros e ter até um cachorro) ou o Pateta é um cachorro que tem um cachorro e namora uma vaca, a Clarabela.
Podemos respirar aliviados.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.