PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Sócio da Startse. Escreve mensalmente às terças

Opinião|Estratégia de inteligência artificial da Apple visa popularizar a tecnologia

Apple Intelligence promete simplificar e melhorar a experiência do usuário com tarefas do dia a dia

PUBLICIDADE

Foto do author Mauricio Benvenutti

A recém-lançada Apple Intelligence, a inteligência artificial (IA) da Apple, parece ser uma aposta da empresa de Tim Cook para levar a IA às massas.

A maioria das pessoas não quer uma rede neural com 1 trilhão de parâmetros, até porque boa parte da população pouco entende e se importa com isso. O que as pessoas querem é uma IA que as “entenda” para otimizar tarefas simples do dia a dia. Por exemplo, ao escrever um texto no bloco de notas e dizer “envie isso por e-mail para fulano de tal”, a IA envia. Ao solicitar à Siri “mostre as fotos da minha mãe no Natal passado”, a IA mostra.

Explorando a nova IA da Apple e sua promessa de facilitar tarefas diárias sem supercomputadores  Foto: Guilherme Guerra/Estadão

PUBLICIDADE

Para a Apple, a maior parte das pequenas tarefas que realizamos digitalmente não precisa de uma superinteligência artificial para nos ajudar e nos fazer economizar tempo. Além disso, ela afirma que consegue executar a maioria dessas tarefas com uma rede neural de apenas 3 bilhões de parâmetros – para comparação, o GPT-4 tem cerca de 1,5 trilhão de parâmetros.

Essa abordagem tem 3 efeitos. Primeiro: essas tarefas mais simples exigem muito menos poder computacional, reduzindo as despesas com IA. Segundo: isso permite uma melhoria considerável no iPhone, que está no bolso de mais de 1 bilhão de pessoas e é onde a Apple obtém a maior parte dos seus lucros, pois essa rede neural reduzida pode ficar dentro do dispositivo. E terceiro: isso quer dizer que não há comunicação entre o aparelho e um servidor externo, eliminando riscos de privacidade.

Já para as tarefas mais complicadas, a Apple integrou o ChatGPT à experiência dos seus produtos. E isso é bem interessante, pois quando uma empresa de 48 anos como a Apple e outra com menos de 10 como a OpenAI selam um acordo, geralmente cada lado está temporariamente usando o outro.

Publicidade

Para a Apple, se os seus usuários puderem usar o ChatGPT gratuitamente – sem precisar criar mais uma conta – sempre que necessitarem algo complexo, isso será uma vantagem. E para a OpenAI, acessar a base de usuários da Apple definitivamente não tem preço. Caso Sam Altman consiga encantar apenas uma pequena fração dos usuários do iPhone, isso já será suficiente para expandir ainda mais os horizontes da sua empresa.

Apesar de muitos dizerem que a Apple foi pega de surpresa pelo surgimento repentino dos grandes modelos de IA e que agora enaltece a sua rede neural reduzida por não ter sido capaz de criar uma maior, a Apple Intelligence oferecerá pequenas delícias generativas que tendem a levar os usuários a interagirem cada vez mais com os seus dispositivos.

Opinião por Mauricio Benvenutti

Sócio da plataforma para startups Startse

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.