A plataforma de publicação online Medium, criada pelo fundador do Blogger e do Twitter Evan Williams, anunciou nesta quarta-feira, 4, que vai cortar um terço de sua força de trabalho – o equivalente a 50 empregos – e fechar dois escritórios em Nova York e Washington D.C.. Além disso, a empresa vai mudar seu modelo de negócios, hoje baseado em receitas por publicidade.
Segundo a empresa, a maior parte dos empregos foram cortados nas áreas de vendas e suporte técnico. De acordo com o Medium, a maior parte dos times de desenvolvimento e engenharia deve seguir na empresa.
Em um post no Medium sobre os cortes, o presidente executivo da empresa Evan Williams disse que o modelo de negócios baseado em anúncios "estava se tornando uma extensão de um sistema quebrado".
Williams não descreveu qual será o novo modelo de negócios da empresa, mas disse que pretende recompensar escritores e criadores com base no valor de seus textos, e não apenas em sua habilidade para atrair "alguns segundos de atenção".
Fundada em 2012, a plataforma do Medium permite que usuários – incluindo empresas e publicações independentes – divulguem seus próprios textos, com espaço para comentário dos leitores.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.