PUBLICIDADE

Saiba como aproveitar o seu celular ao máximo antes de pensar em comprar um novo

Se você quiser usar seu novo celular pelo maior tempo possível, é melhor cuidar bem dele

PUBLICIDADE

Por Kelvin Chan (AP)

Atualmente, a maioria das pessoas está mantendo seus smartphones por mais tempo em vez de atualizá-los regularmente, e há muitos motivos para isso.

PUBLICIDADE

No início da era dos smartphones, talvez você fizesse o upgrade para um novo dispositivo a cada poucos anos para garantir que tivesse os recursos mais recentes e indispensáveis ou porque o contrato da sua operadora subsidiava a compra do modelo mais novo. Mas esse não é mais o caso, pois a tecnologia dos smartphones amadureceu e as inovações se tornaram mais incrementais, e os modelos de preços das operadoras mudaram.

Há também uma pressão ambiental para manter os telefones antigos fora dos aterros sanitários, já que o lixo eletrônico se torna uma questão maior de sustentabilidade. Atualmente, os smartphones também são mais resistentes e mais capazes de sobreviver a quedas e choques.

Cuidar bem do aparelho pode garantir uma vida útil longa  Foto: Tiago Queiroz/Estadão

“Desde que você cuide do seu telefone e o mantenha atualizado, você terá pelo menos quatro ou cinco bons anos de uso”, disse Chris Hauk, do Pixel Privacy, um site de tecnologia. Alguns proprietários de aparelhos se gabam em fóruns on-line de que seus telefones duram mais de sete anos.

E se você está pagando muito dinheiro pelo seu smartphone, provavelmente vai querer que ele dure o máximo possível. Aqui estão algumas dicas para prolongar a vida útil de seu celular Apple ou Android:

Cuidados com a bateria

Um dos maiores fatores na vida útil do seu telefone é a bateria. A idade química de uma bateria recarregável não está relacionada à época em que foi fabricada. Em vez disso, ela se baseia em uma mistura complexa de fatores, incluindo “histórico de temperatura e padrão de carregamento”, de acordo com a Apple.

“À medida que as baterias de íons de lítio envelhecem quimicamente, a quantidade de carga que elas podem reter diminui, resultando em redução da vida útil da bateria e do desempenho máximo”, afirma a fabricante do iPhone.

Publicidade

A empresa afirma que sua tecnologia de otimização de carregamento foi projetada para melhorar a vida útil da bateria, e que é seguro para os usuários do iPhone carregar seus telefones durante a noite.

A Samsung, por sua vez, diz que suas baterias de íons de lítio funcionam melhor quando mantidas acima de 50% de carga. Ela desaconselha o esgotamento da bateria.

“Permitir repetidamente que a bateria se esgote totalmente pode encurtar sua vida útil e diminuir sua capacidade geral”, diz a empresa em um guia online. “Se isso acontecer, você precisará carregar a bateria com mais frequência e ela poderá durar apenas algumas horas antes de precisar de uma carga, por exemplo.”

Evite temperaturas extremas

A Apple diz que as baterias esquentam à medida que são carregadas, o que pode reduzir sua vida útil. Ela adverte que não se deve usar o telefone ou carregá-lo em temperaturas muito quentes, acima 35° C por exemplo, “o que pode reduzir permanentemente a vida útil da bateria”.

PUBLICIDADE

A Samsung também afirma que o calor ou o frio extremos podem danificar as baterias e adverte as pessoas a não deixarem, por exemplo, seus telefones no porta-luvas do carro quando estiver muito quente ou frio. E também não coloque seu telefone em um freezer, pois é um mito que isso pode prolongar a vida útil da bateria. “Isso não é correto e pode danificar sua bateria”, diz a Samsung.

O Google, que fabrica o sistema operacional Android e os telefones Pixel, diz que as baterias quentes se esgotam mais rapidamente, mesmo quando não estão em uso, e isso pode danificar a bateria.

Ajuste suas opções de energia

Ajuste as configurações do seu dispositivo para que os aplicativos ou recursos usem menos energia, o que aumenta a vida útil diária da bateria e o tempo entre os ciclos de carregamento.

Publicidade

Você pode diminuir o brilho da tela do seu telefone, ativar o tema escuro e reduzir o tempo de desligamento da tela. Ative o recurso de brilho automático, que ajusta o brilho da tela de acordo com o nível de luz ambiente. Verifique também o uso da bateria em suas configurações para ver se há algum aplicativo que consome muita energia que possa ser desativado ou desinstalado.

Se o nível de energia cair abaixo de 10%, os usuários do iPhone podem ativar o modo de baixo consumo de energia para prolongar a vida útil da bateria antes que ela precise ser recarregada. Os telefones Android da Samsung têm um “modo de economia de energia” semelhante. Você também pode deixá-lo ligado o tempo todo, mas isso pode afetar o desempenho do seu telefone.

A Samsung diz que os usuários podem desligar o Bluetooth ou o Wi-Fi se não estiverem sendo usados, embora a Apple recomende deixá-los ligados porque consomem pouca energia quando não estão conectados.

Proteja o aparelho

Os telefones são cápsulas elegantes, mas a superfície brilhante significa que eles podem escorregar facilmente da sua mão. Portanto, nem é preciso dizer que você deve adquirir uma capa protetora resistente para ajudar a amortecer o golpe quando o deixar cair acidentalmente.

Não se esqueça de um protetor de tela. As versões de plástico são a opção mais barata, mas podem arranhar facilmente, de acordo com o site de reparos de dispositivos iFixit, que recomenda as versões feitas com filme TPU - como as de silicone - ou vidro temperado, que oferecem melhor proteção contra arranhões e quedas.

Mantenha seu dispositivo limpo

Manter o telefone no bolso ou na bolsa significa que suas portas e soquetes podem acumular fiapos e outros detritos que você precisará limpar.

“Pegue um palito de dente e use-o para remover os resíduos”, disse Hauk. “As grades do alto-falante e do microfone dos telefones também ficam sujas”, portanto, use uma escova de dentes para limpá-las, disse ele. Certifique-se apenas de que você esteja afastando os detritos do telefone em vez de empurrá-los para dentro dos pequenos orifícios.

Atualize seu dispositivo

O software é outro fator importante na vida útil de um telefone. Os especialistas aconselham manter o sistema operacional e os aplicativos atualizados para que tenham os recursos mais recentes de privacidade, segurança e gerenciamento de bateria.

Publicidade

Isso será mais fácil de fazer à medida que seu telefone envelhece, pois alguns fabricantes de dispositivos têm estendido o prazo para fornecer atualizações.

A Samsung estendeu suas atualizações do sistema operacional para sete anos, começando com seu principal dispositivo, o Galaxy S24, lançado no início deste ano. A Apple não explica por quanto tempo oferecerá suporte a atualizações do iOS para dispositivos, embora dispositivos mais antigos, como o iPhone 6s lançado em 2014 e o iPhone 8, ainda estivessem recebendo atualizações de segurança este ano.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.