Criada em 2006, rede social relembra em vídeo os momentos mais marcantes ao longo dos últimos anos
SÃO PAULO – Nesta quinta-feira, 21, o Twitter completa sete anos. Criada em 2006, a rede social conta hoje com mais de 200 milhões de usuários ativos, que trocam cerca de 400 milhões de tweets diários. Para celebrar a data, foi divulgado no blog da empresa um vídeo que mostra a criação e a evolução do Twitter ao longo dos anos, relembrando momentos e eventos importantes que popularizaram a rede social.
—- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+ no Tumblr e também no Instagram
O vídeo destaca o papel do Twitter na transmissão rápida de informações, com seus 140 caracteres por tweet.A rede social foi se consolidando como a ferramenta para cobrir e comentar eventos em progresso, comoa Copa do Mundo de 2010, a Primavera Árabe e o tsunami que atingiu o Japão, ambos em 2011, e as Olimpíadas de Londres, em 2012.
“Conforme crescemos, o Twitter se tornou a praça pública verdadeiramente global – o lugar público para se interar das últimas notícias, trocar ideias e se conectar às pessoas em tempo real”, escreveu no blog da empresa Karen Wickre, diretora editorial. O vídeo também relembra que o Twitter chegou até o espaço, com o tweet do astronauta e comandante Chris Hadfield (@Cmdr_Hadfield).
Inspirada na comunicação via SMS, a rede social foi criada em março de 2006 por Jack Dorsey e Biz Stone. No dia 21, @Jack twittou: “just setting up my twttr” (apenas configurando meu twttr). O serviço foi lançado em julho daquele ano.
No ano seguinte, dois recursos: as famosas hashtags (#) e os retweets. A popularidade veio então em 2007, no festival texano South by Southwest Interactive (SXSW), que triplicou o número de tweets diários até então.
Tweet de Barack Obama anunciando a reeleição – o mais retwittado da história
Aposta. O Twitter lançou suas operações no Brasil oficialmente há três meses, com foco comercial. Com contratações a caminho e um escritório ainda provisório em São Paulo,a empresa divulgou em evento seus planos para o mercado publicitário nacional. A intenção, de acordo com o diretor-geral do Twitter no Brasil, Guilherme Ribenboim, é a apresentar a ferramenta e as possibilidades que as operações no País trazem para a publicidade.
Até o fim do ano, os três desejos de Ribenboim são: criar projetos de sucesso no mercado publicitário nacional, formar a melhor equipe possível e trabalhar com empresas de mídia, personalidades, fabricantes de celulares para incentivar e facilitar o uso do Twitter e melhorar o conteúdo disponível na ferramenta.
A empresa continua buscando profissionais para trabalhar em seu escritório em São Paulo. No site de empregos do Twitter, há dez vagas abertas no Brasil.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.