O Uber apresentou um conjunto de novos serviços nesta semana, de delivery com robôs autônomos a pedidos de comida sem fila em eventos esportivos, enquanto passageiros torcem para que não haja problemas com as suas corridas.
À medida em que os clientes relatam o aumento de preços, O Uber corta seus custos, conforme demonstrou um e-mail do CEO Dara Khosrowshahi aos funcionários, mesmo com a recuperação das receitas após o baque da pandemia.
Após uma série de desafios, incluindo falta de motoristas e alta dos preços da gasolina, é difícil saber onde os últimos anúncios do Uber se encaixam - e se alguns itens, como robôs autônomos de entrega de comida na calçada, se concretizarão.
A maioria dos novos recursos anunciados parece ser voltada a grupos relativamente pequenos de clientes, como planejadores de eventos, fãs de esportes que não querem pegar filas e pessoas que usam assistentes de voz sem se irritar.
Um porta-voz para o Uber disse que a empresa tem mais motoristas nos Estados Unidos agora do que em qualquer outro momento durante a pandemia e que os preços e a confiabilidade estão melhorando. O número de motoristas não diminuiu em resposta ao aumento dos preços dos combustíveis, disse ele, e os tempos de espera em Los Angeles caíram 10% desde o ano passado.
Veja o que o Uber anunciou:
- Voucher para eventos: organizadores de eventos poderão fornecer aos seus convidados codigos de vouchers para corridas ou delivery. Eles poderão definir um preço máximo, o que ajuda a definir orçamentos.
- Pedidos por comando de voz: O Uber Eats será integrado ao Google Assistant.
- Planejamento de viagem: O Uber fornecerá recomendações para reservas de viagens ao lado suas reservas de voo, hotel ou restaurante. Para isso, basta vincular as contas do app de corrida com o Gmail.
- Ônibus fretado.
- Eventos esportivos: Para evitar filas, será possível usar o Uber Eats ou o Postmates para pedir comida. Quando a refeição estiver pronta, o usuário recebe um alerta para buscar os itens.
- Uber Comfort Elétrico.
- Delivery com robôs autônomos: O Uber está testando aparelhos da fabricante Serve Robotics em Los Angeles para que os carrinhos robóticos façam a entrega de alimentos aos usuários, além do delivery com uma frota composta somente por carros elétricos da empresa de automóveis Motional. Vale lembrar que tanto o Uber como Lyft já falaram muito sobre veículos autônomos antes, mas ainda não entregaram.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.