Cada máscara vendida rende direitos ao estúdio. Fabricante diz que são 100 mil unidades por mês
Por Nick Bilton, do The New York Times
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“É um símbolo do Anonymous”, disse um mascarado em protesto em São Francisco, destacando que a máscara preserva o anonimato. “Você também pode comprar uma máscara e se juntar à luta! Mas o estoque da loja de fantasias está esgotado até sexta”, disse. Com ajuda do Anonymous, a máscara virou um dos disfarces mais populares e ajudou a somar os US$ 28 bilhões que a Time Warner acumulou em 2010.
“Vendemos mais de 100 mil dessas máscaras por ano. É o maior sucesso de vendas que já tivemos”, disse Howard Beige, vice-presidente da Rubie’s Costume, que produz a máscara. “Costumamos vender cerca de 5 mil unidades dos outros modelos.” A máscara do V de Vingança, vendida em média por US$ 6, é fabricada no México ou na China.
Guy Fawkes não é muito conhecido nos EUA. Mas, na Grã-Bretanha é celebrado em 5 de novembro, o Dia de Guy Fawkes, com fogueira e fogos de artifício.
Apesar de a imagem de Guy Fawkes que pertence à Time Warner ter aparecido em 2006, esta só ganhou vida própria quando começou a circular no 4Chan uma animação do chamado Epic Fail Guy olhando dentro de uma lata de lixo e reaparecendo com a máscara no rosto.
Em 2008, o Anonymous adotou a imagem, de acordo com Gabriella Coleman, professora assistente do departamento de mídia, cultura e comunicação da Universidade de Nova York. “Milhares de membros do grupo foram às ruas protestar contra a Igreja da Cientologia. O Anonymous sabia que precisariam ocultar sua identidade e escolheram a máscara. As fotos e os vídeos sobre o protesto consolidaram o símbolo.” A Warner Brothers não comenta a nova popularidade da máscara.
Alan Moore, autor da graphic novel na qual o filme se baseia, falou, em 2008, à Entertainment Weekly, sobre o orgulho do papel da máscara nos protestos contra a Igreja da Cientologia. “Aquilo me agradou”, disse ele. “Me fez sentir um leve e morno brilho por dentro.” / TRADUÇÃO DE AUGUSTO CALIL
E daí?
A matéria do New York Times sobre o lucro que a venda da máscara do Anonymous gera à Warner Bros, do grupo Time Warner, um grande conglomerado de mídia, foi ao ar no domingo, 28. Dois dias depois, na terça, 30, o @AnonymousIRC, twitter do grupo de hackers, dizia: “Time Warner ganhando dinheiro com as máscaras V. E daí? Nosso maligno provedor, Microsoft e Google também. Novidades?”, ironizou o grupo, refletindo sobre todos aqueles que podem ter algum benefício com ações deles.
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