O WhatsApp está trabalhando em um novo recurso de segurança que bloqueará a captura de tela (print) de fotos de perfil para todos os usuários, tanto no iOS quanto no Android. A informação foi revelada pelo site WaBetaInfo, especializado em notícias sobre o aplicativo, após analisar a versão beta 24.10.10.70 para iOS.
A medida visa aumentar a privacidade dos usuários e diminuir os riscos de compartilhamento e distribuição não autorizados de imagens pessoais. Ao tentar capturar a tela da foto de perfil de um contato, o aplicativo exibirá uma mensagem informando que a ação foi bloqueada para proteger a privacidade de todos os usuários.
Embora a medida não impeça que as imagens sejam feitas por outros meios, como câmeras externas, acredita-se que a restrição no aplicativo pode reduzir significativamente o compartilhamento não autorizado de fotos de perfil. A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, não confirmou a ferramenta nem divulgou a data exata para o lançamento da atualização com o bloqueio de prints em fotos de perfil.
Leia também
WhatsApp focado em reforçar a privacidade
Essa não é a primeira iniciativa do WhatsApp para aumentar a privacidade e segurança de seus usuários. No ano passado, o aplicativo introduziu a “Proteção de conversas”, que permite criar pastas exclusivas para chats específicos, acessíveis apenas com senha ou biometria do dispositivo.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.