A PepsiCo está anunciando oficialmente a “descontinuidade do projeto de sua marca Ruffles em parceria com a Subprefeitura de Pinheiros”. O acordo, que previa a revitalização e manutenção do Largo da Batata, causou grande discussão entre autoridades, urbanistas e comunidade.
O ESTADÃO primeiro noticiou a intenção da marca na quinta-feira (12), quando havia inclusive planos de realizar um evento no dia 15, na própria praça, para celebrar a parceria. A festa nunca chegou a ocorrer. A prefeitura anunciou sua desistência da parceria no mesmo fim de semana.
“A decisão de tornar o termo assinado sem efeito nesta quinta-feira foi necessária para que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) se manifeste a respeito da proposta de comunicação visual do parceiro para o espaço”, disse a prefeitura em nota. A marca chegou a se pronunciar, reforçando que havia seguido “todas as diretrizes do processo administrativo com a SubPrefeitura de Pinheiros e que a iniciativa não contempla a mudança do nome do Largo da Batata (naming rights)“.
Leia também:
Ao ESTADÃO, a prefeitura atualizou a nota já compartilhada no último fim de semana, acrescentando que a proposta de comunicação visual da empresa para a praça “está em análise”.
Leia a seguir a íntegra do comunicado enviado pela PepsiCo:
“PepsiCo decidiu pela descontinuidade do projeto de sua marca RUFFLES em parceria com a Subprefeitura de Pinheiros, para conservação e manutenção do Largo da Batata.
O objetivo do projeto sempre foi o de oferecer benefícios e melhorias para a população que frequenta o Largo. Lamentamos a percepção que pode ter sido gerada sobre intenções eventualmente diferentes desta.
A companhia tem um histórico de boas práticas de parcerias no estado de São Paulo e em outras regiões do país, e irá repensar a iniciativa como um todo, uma vez que contribuir com o desenvolvimento socioambiental das comunidades continua sendo um forte compromisso da PepsiCo, presente há 70 anos no Brasil.
Todas as diretrizes do processo administrativo e leis vigentes foram cumpridas. A PepsiCo é, reconhecidamente, uma das empresas mais éticas do mundo, segundo o Instituto global Ethisphere.
A companhia reafirma seu compromisso com a cidade de São Paulo e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos."
*Notícia atualizada às 21h20.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.