ENVIADO ESPECIAL A CANNES - O Brasil conseguiu arrematar prêmios em todas as seis categorias divulgadas nesta quarta-feira, 19, pelo Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, que chega ao seu terceiro dia. Ao todo, o País encerrou a noite da premiação com 40 estatuetas, entre os quais um Grand Prix, quatro Leões de ouro, 15 pratas e 20 troféus de bronze no evento que tem o Estadão como seu representante oficial no País.
A maior honraria da noite ficou com o Mercado Livre, que depois de garantir um Grand Prix no prêmio Warc Awards, associado ao Cannes Lions, repete o feito e traz para a casa o GP na categoria de Media Lions, com a campanha de Black Friday criada pela agência Gut.
O melhor desempenho do País se deu na categoria de Media Lions, que, sozinha, foi responsável por trazer para o Brasil o Grand Prix, dois ouros, quatro pratas e quatro bronzes.
Na peça vencedora do gigante argentino do e-commerce, a Gut utilizou ferramentas de inteligência artificial para ativar cupons de descontos durante a programação da Globo. Elas liberavam as promoções toda vez que os apresentadores, ou personagens de filmes e novelas, se cumprimentavam apertando as mãos.
“Este prêmio tem um impacto grandioso para nós, destacando o Mercado Livre como uma empresa ousada e inovadora, que quebra barreiras ao encantar os consumidores de maneiras impactantes e envolventes”, afirma o líder de branding da empresa. “Receber o mais alto reconhecimento da criatividade global nos enche de otimismo para o futuro. Estamos moldando o futuro do varejo digital com criatividade e precisão”, complementa o executivo.
Pelo segundo ano consecutivo, uma campanha da Gut é responsável por faturar o Grand Prix para a companhia de e-commerce. Em 2023, o Mercado Livre foi o primeiro anunciante a conquistar um Leão de Ouro para o País durante a semana de celebrações do mercado criativo, à época, com uma ação sobre diversidade, que colocou a cantora Pabllo Vittar para criar duetos com outros artistas e fomentar novos artistas da cena LGBT+ de todo mercado nacional. O projeto do marketplace foi lançado durante o mês do Orgulho LGBTQIA+ de 2022.
Sobre a conquista, o vice-presidente de operações e sócio da Gut São Paulo, Bruno Brux, avalia que o prêmio vem no melhor momento da relação entre agência e anunciante, em termos de sintonia criativa. “Essa conquista é um marco nos cinco anos da Gut São Paulo e na nossa relação com Mercado Livre. Um Grand Prix com uma campanha na Black Friday, um dos momentos mais desafiadores do varejo, destaca como a criatividade corajosa gera valor”, afirma Brux.
Trabalho em equipe
Para conseguir viabilizar a ação, o time do Mercado Livre e da Gut precisaram se unir à Globo para viabilizar as questões técnicas e de análises de grade, com ferramentas de inteligência artificial, para entender quando as ativações de descontos seriam impulsionadas na tela com QR Codes que redirecionavam os telespectadores da TV aberta e do streaming para a plataforma de vendas do marketplace.
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“O que nos motiva é a busca constante por formatos inovadores, que sejam capazes de surpreender o público nesse ambiente de atenção tão pulverizada”, comenta a diretora de negócio da Globo, Manzar Feres.
Elis Regina e Maria Rita
Além do Grand Prix de Mercado Livre, o Brasil também conquistou na terceira noite do festival de criatividade outros quatro Leões de ouro, considerados as principais estatuetas nas suas respectivas categorias.
O primeiro dele ficou com a AlmapBBDO na categoria de PR Lions, para a ação da Volkswagen que colocou Elis Regina e Maria Rita, sua filha, para cantar juntas no comercial de comemoração dos 70 anos da montadora alemã no País, conforme adiantou o Estadão.
Na peça, as duas artistas cantavam juntas Como Nossos Pais, canção de Belchior eternizada na voz de Elis. Em menos de 24 horas, a campanha, inicialmente baixada pelos convidados do evento da montadora no WhatsApp, se tornou viral.
Assista ao vídeo da campanha.
Segundos que salvam vidas
Na categoria com o melhor resultado para o mercado brasileiro, Media Lions foi responsável por garantir dois dos Leões de Ouro da noite. Na ação “Sem Anúncios”, criada pela Lew’Lara\TBWA para a Pague Menos, a rede de farmácias decidiu comprar os espaços de anúncios dos vídeos que ensinavam sobre manobras de primeiros socorros no YouTube.
A ideia era evitar que alguém que precisasse utilizar aquele vídeo para salvar outra pessoa antes da chegada do socorro médico tivesse chances de prestar os primeiros socorros, sem ter que esperar segundos para poder acessar ao conteúdo, tempo que poderia resultar em um desfecho trágico para as vítimas.
“Esse é um momento histórico porque é o primeiro Leão de Ouro da Pague Menos, e o nosso primeiro trabalho juntos. É um reconhecimento incrível para uma marca 100% brasileira em um festival internacional com centenas de peças inscritas é incrível”, comemorou Marcia Esteves, presidente da agência e da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap).
Assista à ação da Pague Menos.
Ainda em Media Lions, pela segunda vez, a DM9 garante uma estatueta para a campanha para a Consul, que patrocinou o Clube Atlético Juventus e retirou todas as menções publicitárias do uniforme do time de futebol para promover a sua máquina de lavar roupas. Quem também repete o resultado de Leão de Ouro é a VML, com a ação da Coca-Cola que utilizou logos “não autorizados” de pequenos negócios pelo mudo para criar latas da bebida que seriam comercializadas nesses revendedores.
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