Cannes Lions: Brasil terá 24 jurados no Festival Internacional de Criatividade; veja quem são

Festival, do qual o ‘Estadão’ é o representante oficial no País, será realizado entre os dias 17 e 24 de junho

PUBLICIDADE

Foto do author Wesley Gonsalves
Atualização:

A 71.ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions - do qual o Estadão é o representante oficial no País - terá 24 publicitários brasileiros no corpo de jurados que avaliará as melhores ações publicitárias do mundo no último ano. A lista foi divulgada nesta quarta-feira, 10, pela organização do evento, que será realizado entre 17 e 24 de junho, na Riviera Francesa.

PUBLICIDADE

Nesta edição do festival, a organização do evento selecionou executivos de agências e anunciantes oriundos de 54 mercados publicitários ao redor do mundo para avaliar as peças nas 30 categorias que serão premiadas. Em 2024, países como Armênia, Gana, Paquistão e Panamá terão, pela primeira vez, publicitários integrando o corpo de júri do evento.

Além dos 24 jurados de grupos aqui do Brasil, haverá ainda outros 11 brasileiros com posições globais no mercado de criatividade que participarão do júri do Cannes Lions - como o fundador da Gut, Anselmo Ramos, e o vice-presidente de criatividade da Grey nos Estados Unidos, Thiago Cruz.

CEO do Cannes Lions, Simon Cook; nesta edição, festival terá representantes de 54 mercados publicitários pelo mundo Foto: DANIEL TEIXEIRA

O presidente do Cannes Lions, Simon Cook, disse estar satisfeito com a lista de jurados deste ano, que segundo ele, tem um “equilíbrio, amplitude de conhecimentos e representação global” entre os jurados. “Os júris de premiação representam os principais talentos do setor global em uma gama diversificada de disciplinas, e agradecemos as perspectivas exclusivas que eles trazem. Agradecemos a eles por seu tempo, dedicação e cuidado na definição da referência criativa global para o nosso setor”, afirmou Cook, em nota.

Executivos brasileiros

Em 2024, os brasileiros farão parte do corpo de júri em 24 das 30 categorias avaliadas no Cannes Lions. Desse grupo, 16 farão sua estreia no festival como jurados. É o caso da CEO da Lew’Lara\TBWA e presidente da Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Marcia Esteves.

Publicidade

CEO da Lew'Lara\TBWA, Marcia Esteve, fará sua estreia no Cannes Lions como jurada do festival internacional de criatividade Foto: Taba Benedicto/Estadão

A executiva comentou sobre os desafios em relação ao júri e também da importância do evento para o mercado criativo global e no Brasil. “O festival é o mais importante dentro do nosso mercado e reúne diversos líderes. Ele apresenta grandes inspirações e muito aprendizado para todos. Além de celebrar a criatividade, que é a espinha dorsal do que nós fazemos”, afirma. “Eu estou muito feliz e grata com a certeza de que vou aprender e contribuir para que a criatividade no nosso País, e no mundo, seja cada vez mais celebrada.”

Em sua terceira participação como jurada do festival de criatividade, Samantha Almeida, diretora da área de diversidade e inovação dos Estúdios Globo, representará o Brasil como membro do júri das peças de “Titanium Lions”, categoria que avalia os trabalhos que trazem mudanças diretas na cultura global - um dos “Leões” mais cobiçados pelos publicitários.

“Essa categoria Titanium é a mais aguardada por todos nós do mercado criativo global. A premissa é ousada: apresentar os caminhos que nortearão a indústria da publicidade no futuro. E são muitas as demandas e camadas desse tempo pressionando o nosso mercado, desafios éticos da inteligência artificial, crises políticas e ambientais”, afirma. “Estou ansiosa para os debates, especialmente por estar com profissionais capazes de impactar as múltiplas sociedades ao redor do mundo.”

Veja a lista completa dos brasileiros que representarão o País no festival internacional de criatividade em cada categoria.

Brand Experience & Activation

  • Cecilia Alexandre - Heineken - Marketing Director, LATAM

Publicidade

Creative B2B

  • Henrique Del Lama - AlmapBBDO - Executive Creative Director

Creative Business Transformation

  • Marcia Esteves - Lew,Lara\TBWA - CEO & Partner

Creative Commerce

  • Tiago Trindade - Digital Favela - Chief Creative Officer

Creative Data

  • Ana Becker - FCB Brasil - Creative Director / Head of Insights

Creative Strategy

  • Sumara Osorio - VML - Chief Strategy Officer

Design

  • Shingo Sato - Design Bridge & Partners - Head of Design

Digital Craft

  • George “Benson” Acohamo - BSN CREATIVES - Founder

Direct

  • Mariana Sá - Africa Creative - CO-CCO

Entertainment

  • Patricia Moura - Pride Content - Founder & Consultant

Entertainment Lions For Gaming

  • Nicolle Merhy - Black Dragons - CEO of Game Code and CEO of Black Dragons

Entertainment Lions For Music

  • Henrique Tanji - RITMIKA - Founder & CEO

Creative Data Entertainment Lions For Sport

  • Rafael Ziggy - SOKO - CCO

Film

  • Rodrigo Jatene - Wieden + Kennedy - Chief Creative Officer

Film Craft

  • Dulcídio Caldeira - Boiler Filmes - Film Director

Glass: The Lion For Change

  • Raphaella Martins Antonio - Meta - Program Manager, Creative X

Health & Wellness

  • Laura Florence - Havas Health & You Brazil - Executive Creative Director

Innovation

  • Diego Machado - AKQA - Global Chief Creative Officer

Media

  • Vanessa Gianotti - Ogilvy - Media Vice-President and South Cone Leader for Media, Strategy and Influencers at OpenX WPP

Pharma

  • Roberta Raduan - Klick Health - Managing Director of Latin America

PR

  • Ian Black - New Vegas - CEO
  • Vinícius Stanzione - Leo Burnett - Partner and Creative Director, Co-Founder

Social & Influencer

  • Lui Lima - Talent Marcel - Creative Director

Titanium

  • Samantha Almeida - Globo - Director of Diversity and Content Innovation
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.