Um dirigível voltou a sobrevoar o céu da capital paulista, Campinas e Jundiaí na quarta-feira, 20, em uma campanha publicitária da empresa de logística e transportadora Braspress. Prevista para terminar amanhã, a ação pode ser retomada futuramente em razão da grande repercussão nos locais onde a aeronave passou, como a região da avenida Paulista e em bairros da região Norte da cidade, segundo informa a empresa.
Leia também
Embora traga a logomarca da Braspress no balão, a campanha é voltada principalmente à divulgação do Urbano Bank, pertencente ao grupo. O banco digital foi criado para atender as necessidades da companhia e de seus clientes, mas, em março, integrou sua área de financeira ao Banco Itaú, ampliando seus serviços para clientes pessoas físicas.
Na campanha, a Braspress convida a população a gravar um story do dirigível no Instagram, com uma frase sobre a empresa e o Urbano Bank. Os participantes vão concorrer a um cartão da instituição financeira com crédito de R$ 1,5 mil, uma miniatura de carreta e uma jaqueta com a logomarca do grupo.
A aeronave foi construída pela Airship, com sede em São Carlos (SP) e alugada pela Braspress, que não divulgou o valor gasto na campanha.
A Airship promoveu o primeiro voo inaugural de um dirigível tripulado feito na América Latina em 2017, mas só no fim do ano passado recebeu certificado da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) permitindo o início da produção comercial da aeronave.
Balão da Goodyear permaneceu no País por vários anos
O Brasil, especialmente a cidade de São Paulo, já conviveu, entre 1998 e 2006, com o dirigível da Goodyear sobrevoando várias cidades do País até ser levado de volta para os Estados Unidos, onde foi construído.
Ao longo desses anos, a fabricante de pneus fez parceria com a Rede Globo, que transmitia imagens de jogos de futebol do céu. Em 2012 houve uma tentativa da empresa de trazer o zepelim de volta ao País, em versão renovada, mas o projeto não foi adiante.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.