A Associação Nacional de Jornais (ANJ) entrega nesta quinta-feira, 27, em Porto Alegre, o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa ao empresário Jayme Sirotsky, presidente emérito do Grupo RBS. Esse prêmio é concedido anualmente pelo Comitê de Liberdade de Expressão da associação, que representa os principais jornais brasileiros.
De acordo com a ANJ, o empreendedor gaúcho, de 90 anos, “receberá a premiação pela relevância de seu notável trabalho na defesa das liberdades de imprensa e de expressão nos âmbitos regional, nacional e internacional”. Em paralelo à sua atuação como empresário há mais de 60 anos na RBS, diz a associação, “Jayme Sirotsky sempre esteve à frente de entidades, movimentos e iniciativas em defesa das liberdades de expressão e de imprensa. Ele foi o primeiro latino-americano a assumir a presidência da Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA), quando se consagrou como um reconhecido líder mundial de imprensa”.

O empresário gaúcho é natural de Passo Fundo (RS). Também foi vice-presidente e membro do conselho da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e teve, ainda segundo a ANJ, papel de destaque na elaboração da chamada Declaração de Chapultepec, em 1994, que estabelece a imprensa livre “como condição fundamental para que as sociedades resolvam seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam a sua liberdade”.
Sirotsky também presidiu a ANJ por dois mandatos e é um dos fundadores do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Em 2006, recebeu o certificado de Sócio Honorário da ANJ durante o 6º Congresso Brasileiro de Jornais, promovido pela entidade. Atuou ainda como dirigente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e de entidades regionais.