A indústria da comunicação está otimista com 2025 e muito desse clima se reflete também no mercado brasileiro, o maior do hemisfério sul e um dos líderes globais. Apesar de fatores que sempre pairam sobre a América Latina, como incerteza política, instabilidade econômica e desigualdade social, o Brasil atravessa tempos de queda recorde de desemprego, crescimento de diversas atividades, reforma tributária e programas de crédito e renda impulsionando o consumo. Acrescente a esses fatores algumas análises confiantes de relatórios internacionais de tendências, que fazem que a expectativa das lideranças de mídia e marketing seja positiva para o próximo ciclo.
Mas para que essas tendências se transformem realmente em bons resultados, é cada vez mais urgente alinhar as demandas crescentes dos consumidores em diferentes frentes, como maior transparência e sustentabilidade de suas marcas preferidas e uma experiência de interação cada vez mais intuitiva e fluida. Isto é o que apontam os profissionais convidados pelo ESTADÃO a compartilharem suas expectativas para 2025.
Com base em alguns dos principais relatórios sobre perspectiva de mercado e consumo, foram identificadas sete mega tendências – a maioria representa o desenvolvimento de ideias em movimento já há alguns anos. Mas esses estudos também captaram ‘ondas’ mais recentes, que merecem atenção.Veja a seguir as perspectivas centrais e as respectivas análises de profissionais do mercado a respeito:
Parte 1: vendas e marketing (abaixo)
Parte 2: influência proprietária
Parte 3: inovação, branding e experiência
Parte 1: vendas e marketing
Investimento recorde em publicidade
Segundo o Global Ad Spend Outlook da consultoria Warc, os investimentos em publicidade deverão ultrapassar pela primeira vez em 2025 o número recorde de US$ 1 trilhão. O Global Ad Forecasts da Dentsu prevê que investimentos publicitários crescerão em 5,9% em 2025, superando a economia global em 2,7 pontos percentuais.
Apesar de ter um mercado desafiador no Brasil, os brasileiros estão crescendo e pesquisando melhores formas de trabalhar com seus clientes. Temos visto projeções para aumento de vendas, maior investimento em ferramentas de IA e previsões para o aumento de orçamentos nos setores de marketing e vendas
Camilo Clavijo, VP de vendas da HubSpot para a América Latina
Os dados se refletem na expectativa de lideranças sobre o crescimento de seus investimentos no setor. Segundo estudo da Fipe e ADVB com executivos de marketing brasileiros, 73,8% deles apontaram que suas empresas devem faturar mais no próximo ano; 53,8% esperam poder investir mais em marketing.
Um estudo da DMexco que ouviu executivos europeus e latinos apontou que 45% pretendem aumentar suas verbas de comunicação (sendo 11% deles em até 20% ou mais). E segundo a Dentsu, o Brasil é um dos países que puxa o crescimento de investimento em publicidade (previsão 12,3%) junto com os EUA (6,7%).
Com grande investimento em publicidade, o Brasil, com seus elementos culturais, históricos e sociais, tem a oportunidade de mostrar seu valor, sua brasilidade, que de fato é uma vantagem competitiva. O local se torna global quando histórias, autenticidade e identidade transformam negócios em símbolos de valor e impacto no mundo. A personalização evoluiu: agora, a autenticidade e a identidade local são diferenciais que conectam negócios a públicos globais com relevância e impacto
Ana Couto, CEO da agência Anacouto e da plataforma Laje
Complementaridade on e off
A conexão das pessoas com as diversas telas – e, dentro delas, com seus mais variados formatos – segue forte. Essa audiência robusta justifica os fortes aumentos previstos em investimento publicitário. Segundo a Warc, as maiores perspectivas no digital estão em mobile e display (tanto social media como publicidade programática), assim como na TV conectada, que deverá chegar a US$ 35,2 bilhões em 2025 crescimento de 19,6% em relação ao ano anterior.
A América Latina, por sua característica de alto consumo de conteúdo visual, contribui muito na aceleração do crescimento e aceita muito bem a entrada de publicidade. Enquanto a TV tradicional segue estável, a perspectiva global de crescimento de publicidade em streaming é de 18,4% e de vídeo online 8%. O desafio maior está na mensuração, que ainda é limitada
Silvia Visani, head of data intelligence e consumer insights da Dentsu
Por outro lado, também cresce a fadiga às telas, gerando oportunidades complementares entre os diversos suportes de mídia. A Kantar Ibope Media indica que se destacam, neste quesito, desde o inventário premium de veículos impressos com seu forte CRM até as experiências de mídia exterior, tecnologias imersivas e live marketing, incluindo cinema, eventos, shows, exposições e outras oportunidades de reconexão social.
Mas não basta lançar uma campanha e esperar resultados. É preciso desenhar universos completos, onde cada ponto de contato – de um post em redes sociais a uma experiência presencial – se interliga para contar uma história maior
Ana Couto, CEO da agência Anacouto e da plataforma Laje
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