Sete tendências para investimentos de mídia e marketing em 2025

Com o apoio de pesquisas e o depoimento de especialistas do mercado de comunicação, o ESTADÃO consolidou perspectivas e estratégias para profissionais da área no próximo ano

PUBLICIDADE

Foto do author Igor Ribeiro
Por Igor Ribeiro

A indústria da comunicação está otimista com 2025 e muito desse clima se reflete também no mercado brasileiro, o maior do hemisfério sul e um dos líderes globais. Apesar de fatores que sempre pairam sobre a América Latina, como incerteza política, instabilidade econômica e desigualdade social, o Brasil atravessa tempos de queda recorde de desemprego, crescimento de diversas atividades, reforma tributária e programas de crédito e renda impulsionando o consumo. Acrescente a esses fatores algumas análises confiantes de relatórios internacionais de tendências, que fazem que a expectativa das lideranças de mídia e marketing seja positiva para o próximo ciclo.

As principais tendências de marketing e mídia para 2025 segundo especialistas e estudos de mercado Foto: Adobe Stock

PUBLICIDADE

Mas para que essas tendências se transformem realmente em bons resultados, é cada vez mais urgente alinhar as demandas crescentes dos consumidores em diferentes frentes, como maior transparência e sustentabilidade de suas marcas preferidas e uma experiência de interação cada vez mais intuitiva e fluida. Isto é o que apontam os profissionais convidados pelo ESTADÃO a compartilharem suas expectativas para 2025.

Com base em alguns dos principais relatórios sobre perspectiva de mercado e consumo, foram identificadas sete mega tendências – a maioria representa o desenvolvimento de ideias em movimento já há alguns anos. Mas esses estudos também captaram ‘ondas’ mais recentes, que merecem atenção.Veja a seguir as perspectivas centrais e as respectivas análises de profissionais do mercado a respeito:

Parte 1: vendas e marketing (abaixo)

Publicidade

Parte 2: influência proprietária

Parte 3: inovação, branding e experiência

Parte 1: vendas e marketing

Investimento recorde em publicidade

Segundo o Global Ad Spend Outlook da consultoria Warc, os investimentos em publicidade deverão ultrapassar pela primeira vez em 2025 o número recorde de US$ 1 trilhão. O Global Ad Forecasts da Dentsu prevê que investimentos publicitários crescerão em 5,9% em 2025, superando a economia global em 2,7 pontos percentuais.

Publicidade

Apesar de ter um mercado desafiador no Brasil, os brasileiros estão crescendo e pesquisando melhores formas de trabalhar com seus clientes. Temos visto projeções para aumento de vendas, maior investimento em ferramentas de IA e previsões para o aumento de orçamentos nos setores de marketing e vendas

Camilo Clavijo, VP de vendas da HubSpot para a América Latina

Os dados se refletem na expectativa de lideranças sobre o crescimento de seus investimentos no setor. Segundo estudo da Fipe e ADVB com executivos de marketing brasileiros, 73,8% deles apontaram que suas empresas devem faturar mais no próximo ano; 53,8% esperam poder investir mais em marketing.

Um estudo da DMexco que ouviu executivos europeus e latinos apontou que 45% pretendem aumentar suas verbas de comunicação (sendo 11% deles em até 20% ou mais). E segundo a Dentsu, o Brasil é um dos países que puxa o crescimento de investimento em publicidade (previsão 12,3%) junto com os EUA (6,7%).

Com grande investimento em publicidade, o Brasil, com seus elementos culturais, históricos e sociais, tem a oportunidade de mostrar seu valor, sua brasilidade, que de fato é uma vantagem competitiva. O local se torna global quando histórias, autenticidade e identidade transformam negócios em símbolos de valor e impacto no mundo. A personalização evoluiu: agora, a autenticidade e a identidade local são diferenciais que conectam negócios a públicos globais com relevância e impacto

Ana Couto, CEO da agência Anacouto e da plataforma Laje

Complementaridade on e off

A conexão das pessoas com as diversas telas – e, dentro delas, com seus mais variados formatos – segue forte. Essa audiência robusta justifica os fortes aumentos previstos em investimento publicitário. Segundo a Warc, as maiores perspectivas no digital estão em mobile e display (tanto social media como publicidade programática), assim como na TV conectada, que deverá chegar a US$ 35,2 bilhões em 2025 crescimento de 19,6% em relação ao ano anterior.

Publicidade

A América Latina, por sua característica de alto consumo de conteúdo visual, contribui muito na aceleração do crescimento e aceita muito bem a entrada de publicidade. Enquanto a TV tradicional segue estável, a perspectiva global de crescimento de publicidade em streaming é de 18,4% e de vídeo online 8%. O desafio maior está na mensuração, que ainda é limitada

Silvia Visani, head of data intelligence e consumer insights da Dentsu

Por outro lado, também cresce a fadiga às telas, gerando oportunidades complementares entre os diversos suportes de mídia. A Kantar Ibope Media indica que se destacam, neste quesito, desde o inventário premium de veículos impressos com seu forte CRM até as experiências de mídia exterior, tecnologias imersivas e live marketing, incluindo cinema, eventos, shows, exposições e outras oportunidades de reconexão social.

Mas não basta lançar uma campanha e esperar resultados. É preciso desenhar universos completos, onde cada ponto de contato – de um post em redes sociais a uma experiência presencial – se interliga para contar uma história maior

Ana Couto, CEO da agência Anacouto e da plataforma Laje

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.