O Poupatempo é reconhecido como um dos mais bem-sucedidos programas de serviços públicos no Estado de São Paulo. Originalmente, chamou-se Info São Paulo; foi uma nova e desafiadora atividade criada pela Prodesp no governo de Antônio Fleury Filho, em outubro de 1994.
A primeira unidade foi inaugurada na Av. Senador Queirós, 274.
Concebia-se a Prodesp como uma empresa de processamento de dados do Estado de São Paulo. Ledo engano. Era uma empresa de inteligência pública muito mal administrada. Nela se concentrava uma enorme quantidade de informações úteis, porém desconectadas e sem o acesso da população. O Info São Paulo foi um importante passo na direção de possibilitar que a população viesse a usufruir dos benefícios da informação pública existente em qualquer instância: União, Estados e municípios.
Na época, não existia internet. Mesmo assim, estruturou-se o acesso às informações na unidade do Info São Paulo conectada à Prodesp. Essa comunicação era feita por telefone, telex, fax e na tela de computadores existentes na unidade do Info São Paulo. O usuário tinha que se deslocar à unidade do Info São Paulo para obter as informações necessárias. O acesso público era precário, mas havia muita conectividade sistêmica.
Apesar da complexidade e das dificuldades do paradigma, a iniciativa representou um grande avanço para quem precisava de informações públicas. Havia um local no qual se poderia obter informações de não mais do que sete serviços públicos, mas eram consistentes e úteis: RG, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multas veiculares, identificação de vagas escolares nas escolas públicas, internações em hospitais públicos do Estado de São Paulo, atividades turísticas e um banco de empregos em parceria com construtoras, lojistas, indústrias e pequenos negócios.
Posteriormente, unidades de atendimento foram inauguradas em diferentes pontos da capital, assim como em cidades do interior do Estado de São Paulo.
O Info São Paulo recebeu ampla divulgação da imprensa e das principais mídias do País.
O programa havia sido projetado para ser público-privado, mas não foi o que ocorreu; consubstanciou-se como entidade pública.
As dificuldades eram enormes, mas o maior receio era a possibilidade de descontinuidade pelo próximo governo. Mesmo assim, sabia-se que a multiplicação do Info São Paulo traria benefícios incalculáveis à população.
O êxito do Info São Paulo, corretamente, atribui-se ao governo de Mário Covas, especificamente pelo apoio e determinação do então secretário de Governo, professor Antônio Angarita, da Fundação Getulio Vargas (FGV), em assegurar a continuidade desse programa.
Em 1997, quando Júlio Semeghini era presidente da Prodesp, o Info São Paulo passou a ser denominado Poupatempo. Desde essa época, seus resultados têm sido surpreendentes.
Atualmente, conta com mais de 4.200 serviços para a população do Estado de São Paulo, abrangendo as esferas federal, estadual e municipal. As 244 unidades físicas atendem principalmente a solicitações como a segunda via do RG e a renovação da CNH. Pelos canais digitais, que somam cerca de 3.700 serviços, as demandas mais recorrentes referem-se a: segunda via e renovação on-line da CNH, obtenção do RG, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), Carteira de Identidade Nacional (CIN), CPF, licenciamento de veículos, emissão de carteira digital de trabalho, parcelamento das contas da Sabesp, segunda via da carteira profissional, seguro-desemprego, atestados de antecedentes criminais, pesquisa de débito de veículos, carteira de vacinação, agendamento de serviços de saúde (transplantes, urologia, mamografia, saúde do homem e outros exames nas Unidades Básicas de Saúde), matrículas em escolas públicas, informações sobre a dívida ativa das empresas, cadastro previdenciário e tantos outros serviços do Estado disponíveis ao cidadão.
O Poupatempo requer uma integração de sistemas digitais entre as secretarias, a qual aprimora a gestão da qualidade dos serviços públicos e aumenta sua eficiência produtiva.
No âmbito da Secretaria de Gestão e Governo Digital do Estado, o Poupatempo faz parte de um projeto muito maior: digitalizar todos os serviços do governo. Assim, tornar-se-á, de fato, a central da inteligência da gestão do governo do Estado de São Paulo. Com redução de custos, melhora da qualidade na entrega dos serviços prestados e modernização da administração estadual, os ganhos de eficiência e eficácia do governo estadual são enormes.
Essa escalada nasceu de forma embrionária, mas com a certeza de que se estava dando um importante passo no futuro da qualidade dos serviços prestados à população do Estado de São Paulo.
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PROFESSOR DA FGV EAESP, FOI PRESIDENTE DA PRODESP (1994)