Forum Dos Leitores

Fórum dos Leitores

Veja mais sobre quem faz

Fórum dos Leitores

Cartas de leitores selecionadas pelo jornal O Estado de S. Paulo

exclusivo para assinantes
Por Fórum dos Leitores
7 min de leitura

Inquérito do golpe

Braga Netto preso

Começou a prisão dos envolvidos na sórdida trama golpista para manter Jair Bolsonaro no poder. O general da reserva do Exército Walter Braga Netto foi o primeiro a ser detido. Pelo caminhar das investigações, sabemos muito bem aonde isso vai chegar. Mas é muito importante que tudo seja feito se respeitando todo o aparato legal – como diria o ex-presidente Bolsonaro: dentro das quatro linhas –, para que, lá na frente, não se repita o desfecho da Operação Lava Jato, que descobriu o maior assalto aos cofres públicos do País, mas está sendo totalmente anulada por pequenos deslizes processuais.

Abel Pires Rodrigues

Rio de Janeiro

*

Plano B

A Polícia Federal já chegou ao general Braga Netto, com tamanhas evidências de suas ações na trama do golpe de Estado, levando-o ao cárcere no último sábado, 14/12. Agora, a tensão no clã Bolsonaro deve estar máxima com o cerco se fechando para o ex-presidente. As razões de suas reiteradas atitudes de questionar a legitimidade das urnas eletrônicas, ao longo do seu mandato, começaram a fazer total sentido. Aceitar a derrota eleitoral não estava no seu mapa em nenhuma hipótese. Um plano B estava em curso.

Rodrigo Cezar Pereira

São Paulo

*

Judiciário

Virtudes em falta

O editorial STF enfraquece a imunidade parlamentar (Estadão, 14/12, A3) discorre sobre mais uma instituição enfraquecida pelo atual Supremo Tribunal Federal (STF). As exorbitâncias e narrativas arrastadas que vêm ocorrendo depois da Vaza Jato são indicativos de que a prudência, a sabedoria, a profunda reflexão e o elevado conhecimento jurídico estão se ausentado do nosso Supremo Tribunal Federal. É bom saber que a paciência da sociedade tem limite!

José Elias Laier

São Carlos

*

Tribunal de Contas

Vaga no TCE

Mais uma afronta atirada na face do povo brasileiro: a escabrosa nomeação de Onélia Santana, mulher do ex-governador do Ceará e ministro da Educação, Camilo Santana, ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), após ser sabatinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislat (Estadão, 14/12, A10). Esse ato, além de ser um infame nepotismo, mostra-nos a que ponto navega a política brasileira.

Lincool Waldemar D’Andrea

São Paulo

*

Ministros de Lula

Quem disse que as mulheres não têm chance neste governo? Somente para o Tribunal de Contas pelo menos cinco mulheres de ministros foram nomeadas. Eis os ministros: Camilo Santana, do Ceará (Educação); Waldez Góes, do Amapá (Desenvolvimento Regional); Wellington Dias, do Piauí (Desenvolvimento Social); Renan Filho, de Alagoas (Transportes); Rui Costa, da Bahia (Casa Civil). Como se vê, não é preciso de nenhuma experiência, mas apenas do QG (quem garante), no caso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sem contar que as mulheres dos ministros terão um cargo vitalício, recebendo cerca de R$ 40 mil mensais. Nada mau em um país cuja pobreza está bastante presente nesses Estados. Infelizmente, estamos em um país onde os abastados são premiados e os trabalhadores pagam os luxos.

Izabel Avallone

São Paulo

*

Saúde do presidente

Divulgação de informações

Depois de duas intervenções cirúrgicas de urgência no crânio, a assessoria de comunicação do presidente Lula divulgou para a imprensa um vídeo em que ele caminha sorridente e firme por um dos corredores do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na companhia do neurocirurgião de sua equipe médica. Só faltou Lula bater uma bolinha para a cena de sua recuperação ser mais forte e convincente. Esses truques de marketing político à Tancredo Neves são velhos conhecidos dos brasileiros. É preciso mais seriedade e responsabilidade na informação à imprensa do estado de saúde do presidente da República que passou alguns dias internado na UTI, sem necessidade de tratar duas cirurgias na cabeça como se fossem uma simples remoção de uma verruga na mão.

J. S. Decol

São Paulo

*

Cartas selecionadas para o Fórum dos Leitores do portal estadao.com.br

NOBRES CONGRESSISTAS

Os nossos nobres congressistas são experts em chantagear o poder Executivo (toma lá dá cá), pois só depois da liberação de dinheiro das emendas, a pauta que interessa ao País, começou a andar. Mas será que vai andar na velocidade necessária para tirar o país da beira do precipício? Talvez, com a entrada do mercado financeiro e Banco Central nessa guerra dos Poderes. O Banco Central fez a lição de casa, aumentando a Selic em 1% na última reunião deste ano e deixando claro que esse pode ser o aumento nas futuras reuniões. O mercado financeiro reagiu e o Ibovespa está caindo mais de 2%. O dólar continua acima de R$ 6. Enfim, será que não está na hora dos nobres congressistas começarem a trabalhar em prol do país e de seus eleitores, e deixarem de lado o toma lá dá cá? O recado também vale para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Maria Carmen Del Bel Tunes

Americana

*

ESCURIDÃO

A classe política, com exceções, não gostou da interferência do STF, que exigiu transparência nas emendas parlamentares que os políticos mandam para os redutos ou currais eleitorais, conforme o nível de cada político e eleitor. O STF interpreta a Constituição que diz, em algum artigo que não sei qual é, que é proibido usar dinheiro suado do povo sem prestar contas nos mínimos detalhes. Mais ou menos isso. Politicos precisam entender que a Constituição federal é que emana as regras que regem um país, e não estatuto de partidos. Lembrei também que tem um artigo que diz “Todos somos iguais perante a lei”, portanto, o mesmo pau que bate em Chico também bate em Francisco. Quem tem a verdade e a honestidade como uma luz a guiar suas ações, não teme a escuridão.

Manoel José Rodrigues

Alvorada do Sul (PR)

*

CAIADO

Parece que Ronaldo Caiado não preenche os interesses de alguns seguimentos políticos do País e já querem tirá-lo da próxima disputa presidencial. Por isso não saímos do lugar há décadas.

Luiz Frid

São Paulo

*

FUTUROS CANDIDATOS

Será que todos os possíveis futuros candidatos à presidente da República do Brasil em 2026 terão algum problema com os Tribunais Eleitorais e serão impedidos de se candidatar? Estranho, né?

Tania Tavares

São Paulo

*

TEIMOSIA

Sobre o editorial A saúde do presidente é uma questão nacional (Estadão, 12/12, A3), eu acrescentaria uma dúvida: por que Lula não passou a presidência para o vice, Geraldo Alckmin? O fato de não fazer esse gesto levanta especulações. Lula não confia em Alckmin? Alckmin, ainda que interinamente na presidência, é algo que o PT quer evitar, seja por que motivo for? Embora Alckmin não seja nem sombra daquele Alckmin do PSDB, é visível que ele é um ser estranho nas entranhas petistas. Assim não o fosse, ele seria uma alternativa para 2026, mas essa hipótese não é aventada e nem discutida por Lula e seus fieis seguidores. O fato é que um presidente que vai para a UTI e não passa o cargo para o seu vice é mais uma aberração tupiniquim. Ou, no mínimo, uma teimosia do super-herói Lula da Silva.

Luiz Gonzaga Tressoldi Saraiva

Salvador

*

COMPETITIVIDADE

Segundo o Índice Firjan de Competitividade Global (IFCG), estudo divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, o Brasil ocupa a 46.ª posição no ranking de 66 países pesquisados quanto à eficiência do Estado, posição inferior à de dez anos atrás – era o 40.º. O país mais competitivo é Cingapura, seguido por Suíça e Dinamarca. Figuram ainda à frente do Brasil seus parceiros do Brics – China (13.º), Índia (42.º), África do Sul (45.º) – e os vizinhos Uruguai (33.º) e Chile (34.º). Como bem disse o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, ”um dos grave problemas estruturais do Brasil é que as pessoas acabam não tendo acesso a uma educação de qualidade. Isso vira uma barreira para que consigam melhores postos de trabalho e um gargalo para as empresas que não conseguem mão de obra preparada para os novos tempos, à altura dos enormes desafios que as transformações tecnológicas impõem”. Como se sabe, sem educação e preparo adequados, o País vai seguir despencando no ranking de competitividade, enquanto os países que conseguem prover bom ensino e qualificação de sua mão de obra seguirão melhorando suas performances. Muda, Brasil.

J. S. Decol

São Paulo

*

AEROPORTO DE CONGONHAS

Será que já não teria ocorrido aos gestores de Congonhas de priorizar o embarque do passageiro em vez do desembarque na chegada ao aeroporto? Com muita frequência, a pessoa chega para tomar um voo com tempo exíguo, antes ainda de se submeter a diversos procedimentos prévios ao embarque. Assim, seria extremamente útil, prático e lógico que se evitasse qualquer desperdício de alguns minutos valiosos na chegada, com o embarque no primeiro trecho do aeroporto. Evita-se desta forma submeter o passageiro a enfrentar a área de desembarque, que, com frequência, se acha congestionada pela presença constante de taxistas, motoristas de aplicativo e civis em seus veículos. Parece uma alteração óbvia, mas que trará mais conforto e praticidade tanto a quem embarca quanto a quem chega a Congonhas. Quem desembarca, já chegou ao seu destino. Aguardar mais cinco ou dez minutos para seu transporte provavelmente terá menor impacto na viagem de quem chega. Fica essa sugestão.

Marcos Nogueira Destro

São Paulo

*

REGULAMENTAÇÃO DAS REDES

Remunerar quem cria é sempre uma justa medida, independente se o produto for usado para aprendizagem de máquina ou de gente. Para fins didáticos, já há a possibilidade de cessão dos direitos autorais, mas o que as big techs querem é apenas expandir suas já generosas margens de lucro. Vamos ver o que dirá a Câmara dos Deputados e como será a regulamentação e fiscalização posteriores.

Adilson Roberto Gonçalves

Campinas

*

DIREITO À SAÚDE

A cidade localizada no interior do Estado da Bahia, Guaiú, necessita de dois médicos em seu posto de saúde, bem como ventiladores na sala de espera, pois normalmente as temperaturas são elevadas durante o dia. É imprescindível garantir o mínimo de condições de assistência médica nesse tipo de local, pois está afastado de Porto Seguro, dependendo até de balsa para o acesso, que demora em média 90 minutos. Garantir o direito a saúde é dever das autoridades nas esferas municipais, estaduais e na esfera federal.

José Carlos Saraiva da Costa

Belo Horizonte

*

ESTADOS UNIDOS

Os Estados Unidos da América, exemplo de democracia, até alguns anos atrás, foi se tornando governo dos muito ricos. A partir de 20 de janeiro de 2025, será o governo dos oligarcas bilionários, amigos de Donald Trump, liderados pelo trilionário Elon Musk, no estilo de Vladimir Putin e seus corruptos oligarcas russos.

Paulo Sergio Arisi

Porto Alegre