Nesta semana, visitei duas casas em que a coquetelaria poderia ser apenas um adereço sem importância. Mas, sem ser aquilo que convencionamos chamar de "carro-chefe", os drinques se saem muito bem no lounge do restaurante Così (uma parceria com a tabacaria Caruso) e na Tartuferia San Paolo.
Vamos começar pelo Così/Caruso. O espaço fica no andar superior do restaurante, com acesso por um elevador. O lounge é gratuito para os associados do Caruso. Já para os não-associados, a taxa de entrada é de R$250 (consumíveis).
FOTO: Marcelo Pucci
No local, funciona uma tabacaria com charutos das mais relevantes procedências (Cuba, República Dominicana, Nicarágua...) e para os mais diversos bolsos. Nas mesas, não é difícil flagrar pessoas trabalhando tranquilamente em seus laptops -- enquanto degustam seus charutos.
Da cozinha, um cardápio desenvolvido pelo chef Renato Carioni. Já no comando das coqueteleiras e na criação de coquetéis está o bartender André Caveagna. Entre os autorais, destaque para o Mundaka (Jerez, Pisco, Angostura de laranja) e um ótimo negroni de chocolate. Entre os clássicos, oldfashioned e dry martini são pedidas certeiras.
O Così fica na Rua Haddock Lobo, 1.589, Cerqueira César.
FOTO: Marcelo Pucci
Também na região dos Jardins está a Tartuferia San Paolo. Trata-se de um restaurante especializado em uma das iguarias mais relacionadas ao universo do luxo na gastronomia, a trufa (não confundir com o docinho). Sem entrar em muitos detalhes, trata-se de uma espécie de cogumelo comestível -- que cresce embaixo da terra, perto de árvores, principalmente em países como Itália, França e Espanha (mas também existem espécies cultivadas no Brasil). Na Tartuferia San Paolo, os pratos são acompanhados por lascas de trufas (branca ou negra) ou ainda por trufas em conserva ou 'in natura'.
É neste contexto que o bartender Laércio Zulu apresenta três coquetéis em que a turfa está presente em algum elemento (na própria composição do drinque, como guarnição ou aroma). Para abrir os trabalhos, minha dica é o Toscana. Um coquetel no estilo 'French 75', que é leve, herbal e um pouco picante. Já para acompanhar a sobremesa, não tenha dúvida em pedir o Tartufo Martini. Ele leva Jerez e Lillet, com uma incrível azeitona trufada no fundo da taça.
FOTO: Rubens Kato
Para quem procura algo com bourbon e puxando para a escola de um oldfashioned, o drinque é o Trufle Air. Zulu também levou para o restaurante o seu clássico autoral, o Banzeiro (com cachaça armazenada em barril de amburana, limão, açúcar, toque de vinho tinto e espuma de gengibre).
A Tartuferia San Paolo tem dois endereços: R. Oscar Freire, 155 - Jardim Paulista; e no Morumbi Shopping.
FOTO: Rubens Kato
Notícias
#somostodoshappyhour
A Abrasel SP (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo) voltou com a campanha #somostodoshappyhour. As casas participantes oferecem petiscos e bebidas a preços atrativos, que podem ser degustados de forma presencial ou via delivery, até o dia 28 de fevereiro. No ano passado, a ação contou com cerca de 100 bares e restaurantes participantes, e nesta edição espera ultrapassar esse número. Para conhecer as casas participantes entre no Instagram da campanha: @somostodoshappyhour. Ou no site www.somostodoshappyhour.com.br/promocoes.
Margarita Challenge
Pelo segundo ano consecutivo, a Cointreau realiza o "Margarita Challenge", uma competição on-line para escolher a melhor Margarita. Os interessados em participar podem se inscrever até dia 31 de janeiro pelo site da marca pelo link.
Negroni
O Negroni conquistou o posto de coquetel mais consumido no mundo de acordo com o Drinks International Brands Report, 2022, da DI (Drinks Internacional).
Mixers
A Britvic, especializada em bebidas não alcoólicas, acaba de lançar quatro novos mixers no mercado. Os novos sabores são: pink lemonade, cranberry, soda e maça verde.