PUBLICIDADE

Blogs

Drinques para fazer em casa

Balcão do Giba

Balcão do Giba

Figo, manjar e pizza na nova carta de coquetéis de O Picco

Leia também: Soul Botequim, BCB e guests em São Paulo

Olá, amigos!

Todos bem?

O Balcão de hoje vai de figo e manga.

Ou melhor: vai de O Picco para o Soul Botequim.

Vamos começar pela carta novíssima do O Picco. Nem bem saímos do sucesso e reconhecimento do menu anterior, para mergulhar em novas 16 (16!) criações de Lula Mascella e da equipe formada por Guga (Gustavo Ribeiro), Jorge Edson e Gabriela Reis.

PUBLICIDADE

É bem verdade que decidi dividir minhas visitas em 3 ou 4 noites. Por ora, foram seis drinques experimentados.

Mami na nova carta do O Picco Foto: Arquivo Pessoal

A ideia básica da carta é a de traduzir em sabores etílicos aquilo que sentimos (aquilo que vamos buscar na nossa memória sensorial) quando pensamos em coisas como: manjar, cheesecake, apple pie, um brownie, uma pizza...

Em alguns casos, a inspiração parte de um coquetel clássico, como é o caso de um dos meus preferidos até agora, o Figo Giuseppe (com Cynar 70, jerez oloroso, figo, aceto balsâmico e uva). Detalhe, embora pré-batch, ele é finalizando no throwing (que, neste caso, vai interferir na textura do drinque).

Figo Giuseppe Foto: Arquivo pessoal

PUBLICIDADE

Fui muito feliz também com o Mami (com jerez oloroso, shitake, blend de vermutes, café, solução salina e bitters). Trata-se de uma ótima variação de Adonis - com toques de café e um salgadinho herdado do shitake.

Assim como o Marguerita da carta passada, desta vez a pizza homenageada é a Capresini. Aqui, a pizza virou um coquetel de vodca, molho de tomate da casa, disco de massa, vermute seco, água de mozzarella de búfalo e manjericão. Um coquetel mais robusto do que sua bem-sucedida versão anterior.

Para a turma do old-fashioned, a pedida é o Old Banana (que durante o período de teste acertou ao trocar o uísque pelo rum).

Por fim, com cara de futuro clássico da casa, o Manjar. Um clarificado fácil de beber e saboroso - com uísque, coco, ameixa, fake sloe gin, blend de vermutes, licor de umeshu e clarificado no iogurte.

Agora é voltar para experimentar os 10 que me faltam. Aguardem...

PUBLICIDADE

O Picco fica na Rua Lisboa, 294 - Pinheiros.

Soul Botequim

Na semana passada fui até o Brooklin para conhecer o Soul Botequim. Já tinha lido e ouvido muita coisa boa sobre a casa, mas, ainda assim, sai super bem impressionado com o trabalho por lá.

Além de cervejas artesanais, o Soul Botequim é reconhecido pela ótima gastronomia de boteco. Não deixe de experimentar os sanduíches, o bolovo e outras delícias.

O departamento etílico também faz bonito. A carta de coquetéis tem uma pegada brasileira com drinques criados por Isabel Gasparri (com toques do Jota Bê). Meu destaque é para uma variação de daiquiri batizada de Amarelo Manga - com rum, licor de banana, suco de manga, suco de limão e mel defumado.

PUBLICIDADE

Amarelo Manga Foto: BARBARA GIRAO

Vale também experimentar o Jacira, com tiquira, suco de melão cantaloupe, suco de limão e xarope de açúcar de coco. Na Avenida Padre Antônio José dos Santos, 812.

BCB

O BCB São Paulo 2024 acontecerá entre 1 e 3 de julho, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. Neste ano, a feira contará com uma novidade: o BCB Business Day - um dia exclusivo para realização de negócios e parcerias. Pelo terceiro ano consecutivo, Carolina Oda, consultora de negócios com mais de 15 anos de experiência no mercado, segue como embaixadora do evento.

A BCB é considerada a principal feira de destilado, bares e profissionais do setor do mundo. Em São Paulo, o evento existe desde 2019.

PUBLICIDADE

San Basile

Neste domingo, dia 30, a San Basile realiza um guest com 12 bartenders (de 8 estados). O evento marca os 5 anos da San Basile e também serve como um aquecimento para o BCB (ver nota a cima). Atrás da barra estão: Cris Negreiros, Laís Ladrine, Spencer Amereno, Jaci Andrade, Noel Medeiros, João Luiz, Mari Mesquita, Paula Diniz, Jasmine, Lisi Horta, Rafa Câmara, Rodrigão Perdigão e Mari Brew. Na Rua Fidalga, 120 - a partir das 16h.

Guarita e Guilhotina

No Guarita a noite começa a partir das 19h30: Jean Ponce e Alice Guedes recebem Daniel Santamaria, Brand Ambassador da Brown-Forman e dono do primeiro bar de Bogotá focado em licores colombianos; e Luis Castro, Embaixador de El Jimador no Peru e que também atua como professor de bar na escola “Gourmet Bar”. Na Simão Álvares 952 - Pinheiros.

No Guilhotina a noite começa a partir das 21h30: Ale D’Agostino recebe Alex Mesquita, eleito um dos Top 10 bartenders Latino Americanos e diretor criativo no bar Elena Horto (RJ); e Gustavo Vocke, embaixador de Jack Daniel’s na América Latina e dono do Três Monos (premiado bar em Buenos Aires). Na Costa Carvalho, 84 - Pinheiros.

PUBLICIDADE

No Santana Bar

A próxima semana será agitada no Santana Bar, em Pinheiros. Dia 1 de julho, aterrissa nos domínios de Gabriel Santana o head bartender do festejado bar Bijou, de Lima (Peru), John Rojas, referência em coquetelaria na América Latina. Dois dias depois, em 3 de julho, será a vez de dividir a barra com o bartender e sommelier de cervejas Igor Stetner Barreto, que está à frente do Hideout Speakeasy Cocktail Bar, em Santos, litoral de São Paulo. Na Joaquim Antunes, 1026.

No Amargot

No próximo dia 2 de julho, o Amargot recebe os bartenders Andres Rubino e Agustin Enriquez ‘Poroto’. A dupla do Baker´s bar - provavelmente o bar de coquetelaria mais famoso do Uruguai. A partir das 18h, na Professor Atílio Innocenti, 229 - Itaim Bibi.

The Macallan

A marca de uísque single malte escocês The Macallan colaborou com a cantora Emeli Sandé em uma nova campanha para destacar os seus 200 anos. A campanha será lançada com uma nova canção composta por Sandé e Green, inspirada no legado da marca, e será apresentada em um filme musical exclusivo estrelado pelo ator David Tennant.

Laphroaig

A destilaria escocesa Laphroaig, da Suntory Global Spirits lança em julho o Laphroaig Guest Circuit. A marca convidou bares parceiros em São Paulo, que durante o mês de julho terão uma programação especial com Guest Bartender. A cada edição, o mixologista da casa recebe um convidado para criar em parceria uma carta de drinques clássicos e autorais, preparados com o marcante single malt de Islay.

O lançamento será no dia 4, no Cascasse il Mondo Bar, com Fernando Sips.

Confira a programação:

  • 04/07: Cascasse il Mondo Bar, com o bartender Fernando Sips;
  • 16/07: Koya88, com Maurício Barbosa;
  • 16/07: Cozinha 212 com Verinha EL ID;
  • 17/07: Trago Bar, com o bartender Fabio Mec;
  • 19/07: Mundibar, com Luciano Ricarte;
  • 25/07: Caledônia Whisky &Co., com Alison Oliveira.
  • 30/07: Bartenderia, com Reinaldo Hirata;
  • 30/07: Atlântico 212, com o bartender Nicole “Nick” Oliveira;
  • 31/07: Sylvester Bar, com Frajola Souza

Drunks

Marlon Silva, sócio e chef de bar do Drunks, bar no mezanino do Osso São Paulo, recebe no dia 4 de julho, às 20h, o premiado mixologisra Tom Oliveira, que volta aos balcões paulistanos para uma noite como Guest Bartender. O evento terá dois coquetéis elaborados por Tom, além da carta de bebidas do Drunks, que une coquetelaria e gastronomia em drinques sempre acompanhados por uma guarnição. Além disso, o cardápio de comidinhas do Drunks, assinado pelo chef de cozinha da casa, Cassiano Oliveira, também estará disponível. Na Bandeira Paulista, 520.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE