Olá, amigos! Todos bem?
Antes de começar nossa conversa de hoje, vale lembrar que alguns bares (como o Bagaceira, Xepa e outros) estão com ações para ajudar os desabrigados do Rio Grande do Sul. Procure saber se o seu bar preferido está recolhendo doações ou se tem outra iniciativa. O mundo da coquetelaria pode e deve ajudar.
Voltando..
Os bares escondidos nunca saem de moda. Vez ou outra, o conceito de speakeasy volta a aparecer com força na cena de uma cidade. São Paulo tem os seus. Por uma questão de sobrevivência comercial, a maioria nem é assim tão secreto ou escondido. E tudo bem! Estamos aqui no terreno da fantasia, da brincadeira e das experiências.
Nesta semana, fui conhecer o Frigobar, o mais novo bar secreto da cidade.
Aqui, vale um parêntesis, essa é a segunda encarnação do Frigobar. Ele fez bastante sucesso entre 2015 e 2018 nos Jardins. Agora, retoma repaginado e com novas ideias.
Vou tentar contar sobre o bar sem estragar todo o mistério...
O novo Frigobar fica em Perdizes, na Avenida Alfonso Bovero. Quem quiser descobrir a casa precisa entrar no Instagram deles, o @frigobarspeakeasy. Lá, o interessado deve fazer uma reserva via Get In - a casa funciona em dois períodos, das 18h30 às 21h30 e das 22h até 1h da manhã.
Com o endereço em mãos, você vai chegar em uma kebaberia (famosa) e pedir por um “Kebab Secreto”.
Assim, você será levado para os fundos da casa - até ficar de frente para uma geladeira.
Sim. Você vai entrar no bar secreto pela porta de uma geladeira.
O bar tem todo o clima clássico de um speakeasy. Luz baixa, som bem equalizado (jazz moderno), decoração e balcão que remetem ao nosso imaginário do período da Lei Seca, nos EUA.
O Frigobar tem uma relação com a NIB, marca de bebidas (gim, bitter e drinques pré-prontos). No balcão e direção da casa, Pablo Moya, Diego Dillon. Além disso, o clássico bartender Mathes Zandoná também está na barra.
O cardápio fica dentro de livros. No menu, coquetéis clássicos e criações como o Sampa Sour (com Nib bitter, rye uísque, xarope de amêndoas e limão siciliano). Trata-se de uma versão do Trinidad Sour (com muitos dashes do bitter).
Curti também o Not Last Word (com gim, luxardo maraschino, licor da casa de pimenta, limão siciliano, Green Chartreuse e uísque Laphroaig) e o Frigo Punch (com Jack Daniel’s, rum, vinho do porto, xarope de framboesa, limão, bitter e noz moscada).
Ah, por fim, a saída da casa não é pela mesma geladeira que você entrou. A saída é pelo armário...
Então é isso: na Alfonso Bovero, em Perdizes/Sumaré, dentro de uma kebaberia que tem o nome de uma importante cidade europeia. Mais não digo...
World Class
Os três finalistas do World Class Brasil são:
Ariel Todeschini (Honey Vox - Curitiba/PR)
Rachel Louise (Tuju - São Paulo/SP)
Ryu Komorita (Charm Nomiya - São Paulo/ SP)
Os três finalistas irão para o México para disputar o título de bartender mais completo do Brasil junto aos competidores do próprio México e Colômbia (apesar da prova conjunta, os competidores irão competir apenas contra candidatos dos seus respectivos países). A final será no dia 18 de junho no México.
DRINK DO BEM
Na segunda, dia 13, Dia Internacional do Coquetel, vai rolar uma mini edição do Drink do Bem - parte do lucro será revertida para a CUFA. Os drinques custarão R$ 30. O evento começa às 19h,
São 4 baterias de 1 hora, os bartenders convidados são: Thiago Toalha, Viviane Puerta, Rafael Camara e Bianca Andrioli.
No bar Edith - na Rua Regô de Freitas, 516 - Vila Buarque.
GUEST
Na próxima segunda-feira, dia 13, o Terê vai receber o Cora. No bar, Luis Felippe Mascella recebe o consultor de bar e bartender, Gunter Sarfert, que assina a carta
do CORA. Gunter traz três coquetéis: o Maxixe Martini, com cachaça branca, gin, vermute seco, jerez fino e salmoura de maxixe; o Spicy Tommy que leva tequila, jalapeño, limão, calda de agave; e o Boteco Sour que leva Cynar, cachaça em amburana, limão e açúcar. O Terê fica na Rua General Jardim, 427 - Vila Buarque. A Partir das 19h.
Semana da Coquetelaria
De 13 a 18 de maio, o Martin Bar o o Jordão Bar oferecem uma carta de drinques autorais em celebração ao “Dia Mundial do Coquetel”. O Jordão Bar fica na Rua Apucarana, 1452; e o Martin Bar fica na Rua Apucarana, 1490.