PUBLICIDADE

Blogs

Drinques para fazer em casa

Balcão do Giba

Balcão do Giba

O protagonismo do bartender

Balcão destaca o trabalho recente de dois bartenders que estão entre os mais relevantes de São Paulo: Rodolfo Bob e Lula Mascella

Nos últimos anos, o crescimento da coquetelaria no País trouxe a figura do bartender para os holofotes. Hoje, o profissional do bar ganhou um protagonismo merecido (que antes era reservado apenas para o chef de cozinha). Os coquetéis já não nascem mais de chocadeira, nem surgem na frente do consumidor sem despertar uma curiosidade básica. O que mais se ouve são perguntas do tipo: "quem fez?", "que criou?", "é autoral?".

Por isso, no balcão de hoje quero destacar trabalhos recentes de dois bartenders que estão entre os mais relevantes de São Paulo: Rodolfo Bob e Lula Mascella.

Bob, que já tem um trabalho bastante consistente no Caledonia Whisky & Co., apresenta uma carta de coquetéis no recém-inaugurado Imma, restaurante do chef Marcelo Giachini. Bob criou um menu enxuto, privilegiando a parceria com a cozinha. Destaque também para o uso do Jerez.

Rodolfo Bob              Foto: Gilberto Amendola

PUBLICIDADE

O "drinque assinatur" do Imma é o Reinés, uma homenagem ao fotógrafo Tuca Reinés (que era proprietário da casa onde hoje é o restaurante).  O coquetel leva vodca de pera, gim, pepino, espumante e bitter de laranja.

Fiquei bastante empolgado com a versão do clássico Adonis, famoso drinque com jerez, vermute rosso e bitter. Na versão do Bob, ele ganha pegada alcoólica e toque rum, transformando-se em um Adonis Cubano. O drinque primo-irmão do Adonis, o Bamboo (no original, a diferença para o Adonis é a utilização do vermute seco) também está na carta - e é um achado no acompanhamento dos pratos.

O Imma fica na R. Emanuel Kant, 58, Jardim Europa. 

Adonis Cubano                                                                                        Foto: Gilberto Amendola

PUBLICIDADE

Agora vamos falar do Lula Mascella, bartender que tem um trabalho elogiadíssimo no O Picco. Agora, ele também está no comando do Nu I Cru, bar localizado dentro da Casa das Caldeiras.

A Casa das Caldeiras conta com um agradável espaço ao ar-livre e abriga shows, festas e exposições. No Nu I Cru, Lula adaptou sua coquetelaria para algo mais arejado, leve e fácil de beber - sem perder complexidade e qualidade.

Lula Mascella Foto: Giba Almendola

Experimentem o Daicaxi Milk Punch (rum, abacaxi, xarope de cumaru, limão siciliano e bitter) e o Milkcillin, versão mil punch do Penicillin (blended scotch, limão siciliano, gengibre e mel). Não deixem de experimentar o Geraldo Errado, que leva espumante de caju, vermute tinto, folha de limão yuzu, campari e cítricos.

PUBLICIDADE

O Nu I Cru fica dentro da Casa das Caldeiras (Avenida Francisco Matarazzo, 2000). O bar funciona de quinta a domingo. Entrada com apresentação do passaporte de vacinação.

 Foto: Estadão

 

Campanha contra o Assédio

A Johnnie Walker e a Women Friendly, startup que certifica espaços como livres de assédio e amigos da mulher, se unem para realizar uma pesquisa sobre o tema. A ação faz parte do movimento antiassédio que Johnnie Walker e Women Friendly iniciam emmarço. A ideia é criar espaços mais seguros, livres de assédio, para as mulheres trabalharem e consumirem.

PUBLICIDADE

Receitinha

Licheee Martini  

do Tadashii Japanese Restaurant (R. Jamanari, 40, Morumbi)

Ingredientes- ½ dose de licor de pessego - 2 doses de saque - 6 lichias picadas - 4 pedras de gelo picado - 3 lichias inteiras para enfeitar a taca

Preparo

PUBLICIDADE

 - Na coqueteleira colocar todos os itens e bater. - Coar e servir em uma taça de martini.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE