Para o brasileiro, o café expresso… ou seria espresso? Enfim, essa bebida concentrada e deliciosa, surgiu na Itália a partir da invenção da máquina de café que passa água pressurizada por uma camada de café torrado e moído compactado. Essa construção foi atribuída a Luigi Bezzerra.
Com a história bem contada, podemos voltar ao questionamento inicial: afinal, é café expresso ou espresso? A verdade é que tanto faz. Espresso, com “s”, tem o significado original de “espremer” ou trabalhar sob pressão, o que é o conceito básico da máquina responsável por fazer esse tipo de café. A versão com “x” da palavra é apenas um abrasileiramento.
Ensei Neto, especialista em café e blogueiro de Paladar, ensina a fazer essa iguaria italiana em casa. Confira!
Como se faz um café espresso?
Para quem quer fazer o clássico italiano, basta seguir a proporção de 1:4, ou seja, ¼ de onça peso (7 gramas) para se obter uma onça líquida (30 ml). “Com a popularização do método, baristas dos países nórdicos começaram a trabalhar com proporções mais parrudas como 10 g a 12 g para os mesmos 30 ml finais”, conta Ensei.
Qual é a diferença entre café espresso e café coado?
Em princípio, é um método similar ao filtrado, porém, no caso do espresso, o pó de café é bem mais fino e sua compactação comporta-se como um filtro natural após a adição de água. Como não possui barreira como o papel, os óleos são extraídos, formando microbolhas de ar, um belo efeito de cremosidade com estrias conhecido como “crema”, em italiano.
Já se perguntou por que o café espresso vem acompanhado de água?
A razão para isso é bem menos nobre do que se imagina. Ensei Neto conta que o copo de água, principalmente com gás, muitas vezes é uma jogada para disfarçar as imperfeições e problemas da bebida que está sendo servida.
O café espresso é mais saudável?
Por não passar por um processo de filtragem como ocorre no café coado, os óleos existentes na semente do café são transferidos para a bebida. O problema é que esses óleos sofrem alterações no processo de torra, transformando-se em óleos ou gorduras saturadas. Logo, o consumo de espresso deve ser moderado em relação aos filtrados.
Prefere café coado? A gente também tem um guia completo para você
Descubra a história do café coado, seus benefícios e aprenda um passo a passo de mestre para fazer o café filtrado perfeito. Confira aqui.
Descubra os melhores cafés gourmets do mercado
Um júri de especialistas provou nove marcas de café gourmet, torrado e moído disponíveis no mercado e elegeu as três melhores. Veja o ranking completo e as análises de cada uma.