Na quarentena do coronavírus, o comércio online é um importante canal para a venda dos mais diversos produtos. Não é diferente com o vinho. Tanto na Espanha como na França, segundo monitoramento feito pelo e-commerce brasileiro Wine, os consumidores habituais estão comprando um número maior de garrafas durante este confinamento doméstico, e aqueles que não são clientes estão começando a ver a compra on-line como uma opção para abastecer a adega neste período. “É um hábito de consumo que está sendo mais testado”, afirma Marcelo D’Arienzo, CEO da Wine.
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No Brasil, o movimento deve ser semelhante, e as lojas e importadoras estão se preparando para isso. O foco, neste primeiro momento, está na redução no valor do frete para a entrega das garrafas em casa como forma de incentivar a compra por este canal.
Na Grand Cru, o frete é gratis para todas as entregas, com exceção dos Estados do Amazonas e de Roraima. A Wine Lovers tirou o valor do frete para compras acima de R$ 150. Outros exemplos devem ser anunciados em breve.
Mas como o vinho é também entretenimento, há entre os empresários deste setor a ideia de incentivarem o consumo para as pessoas se sentirem ocupadas e se divertirem um pouco durante esta pandemia. Há sempre o risco de tristeza para períodos prolongados em casa.
A Wine é a mais avançada nestas ações. Além do frete gratis, para compras a partir de R$ 140 e da promoção de duas taças por R$ 1, para evitar que os consumidores compartilhem o mesmo recipiente (o que é um foco de contágio), a gigante do e-commerce está criando ações para ampliar o conhecimento do vinho e entreter o seu público.
A primeira é trazer mais histórias do vinho em suas redes sociais – um deles é o Wine Hour, uma “live” com troca de experiências sobre a bebida. Outra é a parceria para os cursos on-line da escola Eno-cultura para os sócios do Clube Wine. O valor do desconto está sendo definido. “Queremos ser relevantes e cumprir o nosso papel social nesta epidemia”, diz D’Arienzo.
A Grand Cru, por sua vez, está lançando a campanha “Um brinde ao agora”, que incentiva as pessoas a brindarem - com vinho, claro -, não apenas em momentos especiais, mas as situações do dia a dia. Acompanha a campanha vários rótulos com a promoção de 30%.
Na contramão destas ações está a alta diária do dólar. A crise do Covid-19 respingou fortemente na cotação da moeda norte-americana, que pressiona (também) o preço dos vinhos importados. A Wine está com 200, dos seus 1.200 rótulos, com o dólar congelado. A Zahil, por sua vez, prevê para o começo de abril o reajuste de 15% em sua tabela de preços, ação que, infelizmente, deve ser acompanhada por outras importadoras.
Errazuriz Max Reserva Cabernet Sauvignon
R$ 111,93, na Grand Cru
Elaborado no vale de Aconcágua, é um típico Cabernet Sauvignon chileno, com notas de frutas vermelhas e cassis, com toques herbáceos e de especiarias (pimenta-negra). Encorpado, com taninos presentes, este vinho chileno está com desconto de 30% na nova campanha da Grand Cru.
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Bojador Vinho de Talha Branco
R$ 189, na WineLovers
O enólogo Pedro Ribeiro é um defensor das ânforas (talhas) para os vinhos do Alentejo. Ele elabora este vinho com as variedades Perrum, Roupeiro, Rabo de Ovelha e Manteúdo, que fermentam juntas, resultando em um branco mais encorpado e cremoso. Seus aromas são mais cítricos, lembrando doces de casca de laranja, e um toque floral. É um bom exemplo de brancos em ânfora, para quem quer conhecer o estilo.
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