Depois de dar uma olhada na seleção, você pega uma garrafa. O vendedor se aproxima, munido de um iPad com um sensor que lê o rótulo e traz todas as informações sobre o vinho. Você pode encerrar o vinhogame assim, indo direto ao caixa. Ou prosseguir com o jogo até chegar à mesa interativa que lê as garrafas apoiadas nela e vai projetando informações no tampo – sobre o produtor, a região, as uvas, harmonização, prêmios e classificações. Game over. Você leva a garrafa para casa – depois de pagar por ela, é claro.
O ambiente, que o Paladar visitou e mostra em primeira mão, foi projetado pelo SuperUber, um estúdio de arquitetura especializado em multimídia, em conjunto com o arquiteto Arthur de Mattos Casas. É moderno, mas discreto – todo o aparato tecnológico necessário para fazer a brincadeira funcionar, que inclui 25 computadores, está escondido por trás de lambris, paredes, armários e até debaixo dos degraus que levam à sala de degustação, no mezanino.
A data de inauguração ainda não está confirmada, mas os lojistas já montaram vitrines e araras e esperam abrir nos próximos dias (Felipe Rau/AE)
Como numa galeria, há apenas um exemplar de cada vinho em exposição – os outros ficam no estoque. A seleção inicial tem 1.000 rótulos, do total de 3.400 que fazem parte do portfólio da importadora. Os especiais ficam numa adega climatizada.
Essa é uma parte do novo empreendimento da Mistral JK, cujo volume de investimento é guardado a sete rolhas. A outra é um winebar que nem está pronto, mas já ganhou o apelido de estacionamento de maridos. Enquanto as mulheres se divertem em lojas como Tod’s, Chanel, Gucci, entre outras grifes do novo shopping, os maridos esperam em sofás, combinando vinhos em taça (8 a 10 opções por dia) e pratos elaborados pela chef Paola Carosella.
Mistral: Shopping JK Iguatemi – Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, 2º andar.