Para o segundo post da série que pretende explicar de forma direta termos do mundo do vinho, foram selecionadas palavras com v. No primeiro, o tema foram algumas funções deste universo, como enólogo, enófilo e sommmelier.
Se você, caro leitor, tiver mais sugestões de termos, por favor use a caixa de comentários.
*
? Vinho. De acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), é a bebida obtida pela fermentação alcoo?lica do mosto da uva sã, fresca e madura, e que resulta em uma bebida com graduação alcoo?lica de 8,6% a 14% em volume. Então, esqueça vinho de maçã, de pêra, de frutas vermelhas, que vinho é feito de uva. Mas que uva? Mais, abaixo:
? Vinho fino. Os vinhos finos são feitos de vitis viníferas, espécie da videira natural da Europa. Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Sauvignon Blanc, tudo isso é uva europeia.
? Vinhos de mesa. São feitos com outra espécie de uvas, as americanas ou vitis labrusca; ou ainda com variedades híbridas. São os vinhos conhecidos como colonial, com gosto e cheiro de uva, e que geralmente são envazados em garrafões.
? Vinícola. O lugar onde se faz o vinho. O nome designa tanto a empresa produtora de vinhos bem como o lugar dentro da propriedade onde ele é feito. Não necessariamente a vinícola é também produtora de uvas. Em alguns casos, ela pode comprar uvas de outros produtores.
? Vinhedo. Terreno coberto de vinhas. Podem estar ou não dentro das vinícolas e têm tamanhos diversos. Geralmente são organizados com fileiras de vinhas.
? Videira. Planta que dá as uvas, também chamada de vinha.
? Vindima. Colheita das uvas. Também é usado para referir-se às uvas colhidas (ex: boa vindima, grande vindima).
? Vinificação. Produção de vinho.
? Viticultura. É a atividade de cultivar as vinhas.
? Vitivinicultura. O termo refere-se à produção de uvas e do vinho.
LEIA MAIS: + Pequeno glossário do vinho #1 - Não confunda mais enólogo, enófilo e outros termos