O Brasil se deu bem no 23º Concurso Muscats du Monde, premiação francesa especializada em espumantes moscatéis. O torneio aconteceu em Entre-Vignes, comuna localizada no sul da França, e quatro rótulos brasileiros receberam condecorações.
Dois espumantes brasileiros ganharam medalhas de ouro: o Ponto Nero Cult Moscato Brut e o Wave Espumante Rosé Moscatel. O Casa Valduga Premium e o Saint Germain, da Aurora, conquistaram medalhas de prata. Todos os espumantes são da região da Serra Gaúcha.
O Muscats du Monde deste ano contou 55 degustadores internacionais, que avaliaram 167 amostras de espumantes de 17 países. 83 prêmios foram distribuídos, e os espumantes foram separados em medalhas de bronze, prata e ouro.
O Brasil foi o único país da América do Sul a ter espumantes premiados, e os rótulos que conquistaram a medalha ouro têm preços acessíveis. O Ponto Nero Cult Moscato Brut custa por volta de R$ 75, e o Wave Espumante Rosé Moscatel não passa de R$ 25.
Além da distribuição de medalhas, o torneio elegeu o melhor espumante moscatel do mundo. O campeão foi o português Moscatel de Setúbal, do fabricante Venâncio da Costa Lima. Entre os primeiros colocados, espumantes da Austrália, França, Espanha e Itália.