Os acompanhamentos de Natal podem ir muito além da farofa. Até mesmo o arroz, que por vezes assume a alcunha de prato principal, tem infinitas possibilidades e abordagens. Saladas, chutneys, terrines, cuscuz e batatas são alguns exemplos de receitas que podem elevar o nível da sua ceia de fim de ano. Confira algumas ideias abaixo.
Arroz de açafrão com tâmaras e amêndoas
Arroz é o acompanhamento de predileto do brasileiro. São várias possibilidades de receita. Para esse preparo, tâmaras e amêndoas são misturadas ao arroz pré-cozido. Por cima, espalhe raspas de laranja.
.
Arroz com champanhe e passas
Arroz não precisa ser sempre branco - ainda mais na ceia de Natal. Depois de refogados, os grãos e as uvas-passas são cozidos no champanhe, o que confere um toque agridoce à receita. Aprenda a fazer aqui.
Farofa de Natal
Não existe ceia natalina sem farofa - ou ao menos não deveria. Essa daqui é feita com biscoitos cream cracker triturados e uvas-passas fritinhas com cebola. Para acrescentar mais sabor, umideça um pouquinho a farofa com o caldo do cozimento do peru ou de outro assado. Confira o passo a passo aqui.
Salada de grãos
, o único trabalho é cozinhar os grãos separadamente, o que você pode fazer na véspera (mas não tempere). Depois é só misturá-los e temperar com azeite, vinagre balsâmico, limão-siciliano, sal e pimenta-do-reino. Da primeira vez, siga esta receita, depois, mantenha apenas o espírito e o molho e faça suas adaptações.
Aspargos com farofa de pão
O segredo é cozinhar os aspargos na água com açúcar e sal, para ganharem um sutil adocicado. Faça uma farofa de pão amanhecido ralado com salsa, aliche picado, alho e tomilho para servir junto. Confira o passo a passo aqui.
Batatinhas e aspargos com açafrão e ervas
Batatas são ótimas para acompanhar todo tipo de refeições. As carnes, em evidência na ceia, costumam inclusive ser suas principais companheiras. Essa receita de Carla Pernambuco valoriza o tubérculo, que é salteado com aspargos e temperado com açafrão e ervas.
Batatas gratinadas com alho-poró e queijo
Eis um prato para aquecer corpo e alma na ceia de Natal. Leva queijo gruyère, ovos, creme de leite, sálvia e louro, além do alho-poró. A principal dica para não errar é cozinhar as batatas antes de levá-las ao forno. Confira a receita aqui.
Terrine de batatas e panceta
Preparo extremamente simples, para quem não vai ter muito tempo para se dedicar à cozinha antes da ceia. Batatas cortadas em fatias superfinas e pedaços de panceta são intercalados na forma
. Aproveite.
Cuscuz de abóbora, pupunha e berinjela
O tradicional cuscuz - sempre presente na ceia - não tem somente uma receita. Nesse delicioso preparo do chef Carlos Siffert, consultor da Casa Santa Luzia,
.
Cuscuz de couve-flor
Nada de semolina ou farinha.
moída e torrada na frigideira. Resultado: fica levíssimo e rende um ótimo acompanhamento ou até mesmo um prato principal, juntamente com alguns legumes.
Tomates recheados com cogumelos
Vegetais recheados são uma mania provençal. Abobrinhas, berinjelas e até cogumelos viram recipiente para as mais variadas misturas. Vão ao forno com arroz, queijos, atum, carnes… Os recheios variam conforme a vontade do cozinheiro, a época do ano e os ingredientes frescos que se pode encontrar.
.
Chutney de Natal
Este é um chutney de Natal, perfeito para rechear sanduíches do porco que sobrou da ceia. Ele leva todas as frutas passas natalinas, além de maçã e cebola cortadas em cubos, especiarias e um toque de conhaque.
*Matéria originalmente publicada em dezembro de 2017. Atualizada pela última vez em dezembro de 2019.