As fritadeiras de ar, apesar do nome, não servem apenas para preparos que simulam frituras e empanados. Na verdade, o seu funcionamento se assemelha muito a fornos de convecção, o que permite fazer na Air Fryer receitas que você pensaria em fazer em um forno. Com a técnica certa, até mesmo os pratos clássicos da ceia de Natal podem ser preparados na Air Fryer.
O Natal é uma Bru Calderon, chef da Mondial Eletrodomésticos, montou conosco um guia com algumas possibilidades para preparar a ceia na Air Fryer, desde as entradas até as sobremesas.
Terrine de ricota e pesto com tomate confit
Uma entradinha com as cores e sabor de Natal para começar os trabalhos. Se a Air Fryer for escolhida para tomar conta do início da ceia, essa terrine tem tudo para fazer sucesso entre a família e os amigos. A ideia é servir com pão ou torradinha, e pegar um pouco dos tomates confitados, pesto e queijo em cada porção.
Brie folhado com frutas vermelhas
Outra possibilidade é preparar uma peça de queijo brie na Air Fryer, com receita super prática. Envolto em massa folhada e acompanhado de geleia de frutas vermelhas, essa entrada para a ceia de Natal fica crocante por fora e cremosa por dentro. O sabor agridoce também combina bastante com os pratos da ceia.
Farofa crocante
Sabia que dá para preparar uma farofa saborosa e prática na Air Fryer? Em menos de dez minutos, com ingredientes simples como bacon, farinha de mandioca e cenoura, você terá um acompanhamento perfeito para a ceia, e dá até para incorporar no recheio das carnes.
Batata rústica
Outra opção para acompanhar as receitas da sua ceia de Natal são as batatas rústicas na Air Fryer. Sequinhas e com aquele toque clássico de alecrim, são ótima opção para uma ceia econômica e fáceis de preparar.
Bacalhau à lagareiro
O bacalhau da sua ceia também pode ser feito facilmente na Air Fryer. Primeiro você assa os acompanhamentos, que ficam por conta das mini batatas com cebola e alho, e depois é só preparar as postas de bacalhau com tomate-cereja e azeitona. Leve, delicado e com um preparo rápido.
Tender com molho de laranja
Outra opção para a proteína da ceia é o tender, que combina bastante com acompanhamentos e molhos agridoces. A sugestão da chef fica por conta do molho de laranja, mas outros preparos com maçã, maracujá ou mostarda e mel funcionam muito bem.
A receita também é uma uma boa oportunidade para provar as melhores marcas de tender do mercado, eleitas e aprovadas por equipe de especialistas convidada pelo Paladar em uma degustação às cegas.
Salmão com crosta de pistache
Seguindo com as sugestões de peixe para a ceia, esse salmão fica suculento por dentro e com uma crosta crocante de pistache para dar um toque natalino para o prato. O tempero tem base de limão siciliano, mostarda e limão, garantindo um sabor equilibrado entre o cítrico e o agridoce.
Pernil suíno
O pernil é uma das carnes clássicas da ceia, e se destaca por ser uma opção de valor mais camarada. Essa receita de pernil acompanha batatinhas e tomates no assados na Air Fryer, e pode ser a solução de uma ceia que alimente bastante gente com um preço acessível.
Pudim de leite
Este é um daqueles pratos que marcam presença no almoço de família durante o ano todo, mas por que não adicioná-lo ao cardápio de sobremesas da sua ceia? Feito na Air Fryer, então, o preparo fica ainda mais prático e rápido – o ponto ideal do pudim nesse eletrodoméstico é atingido após 45 minutos, a 180 °C.
Torta de limão
Para fechar, essa torta de limão completa as opções de sobremesas fáceis e rápidas de fazer na Air Fryer para o seu Natal. A base da torta, feita com farinha, manteiga, açúcar e ovos vai primeiro para a Air Fryer, e a receita é finalizada por mais alguns minutos na Air Fryer para pegar aquele douradinho delicioso na cobertura de merengue.