PUBLICIDADE

Receitas
Em foco, uma porção de balas dde goma de acerola cobertas por açúcar cristal, sobre uma tábua feita de tronco de árvore, em uma superfície e fundo branco plano. Foto: Jade GadottiFoto: Jade Gadotti
CADERNO DE RECEITAS

5 doces caseiros para fazer no dia de São Cosme e Damião

A data tem como uma de suas tradições a distribuição de guloseimas para as crianças; veja como fazer algumas delas em casa

O dia de São Cosme e Damião ocorre entre os dias 26, data oficial para a Igreja Católica, e 27 de setembro, segundo as religiões de matriz africana, e tem como uma de suas principais tradições a distribuição de doces para as crianças. O ato de oferecer guloseimas para as crianças ocorre durante as festas comemorativas da data, sendo servidas em saquinhos de plástico ou papel, ou ainda dispostas em mesas repletas de as balas, e doces de fruta, chocolates, paçocas e cocadas, entre outras delícias.

Apesar dos doces industrializados serem amplamente oferecidos nessas festividades, os preparos caseiros ainda são muito saborosos e práticos de fazer. Tendo isso em vista, a chef Giuliana Cupini nos ajudou a selecionar e preparar 5 receitas de guloseimas caseiras típicas do dia de São Cosme e Damião para celebrar a data junto com as crianças. Veja abaixo o passo a passo dos preparos, e aproveite para chamar a criançada para fazer junto!

Paçoca de amendoim

Paçoca de amendoim Foto: Jade Gadotti

Marca registrada das festas brasileiras, as paçocas levam poucos ingredientes e ficam prontas em questão de minutos. Apesar de simples, esse doce com amendoim apresenta grande versatilidade com as suas formas, desde as mais clássicas como as em formato de rolha, podendo também ser montadas em formatos divertidos, como as com formato de coração que a chef preparou.

PUBLICIDADE

Pé de moça

Pé de moça da chef Giuliana Cupini. Foto: Jade Gadotti

Parente próxima do “pé de moleque”, essa guloseima apresenta uma textura mais macia e cremosa, com a presença de leite condensado e outros ingredientes, que também garantem o aspecto de “puxa-puxa” ao resultado final. Vale experimentar”

PUBLICIDADE

Suspiro

Suspiro clássico da chef Giuliana Cupini. Foto: Jade Gadotti

A receita de suspiro tem como base ovos e açúcar, a chef indicou alguns truques e ingredientes que vão garantir que os seus suspiros atinjam um outro patamar. Para facilitar o processo, veja também no link abaixo algumas dicas para manusear o saco de confeiteiro na hora de colocar a massa do doce na assadeira.

Bala de goma de acerola

PUBLICIDADE

Bala de goma de acerola da chef Giuliana Cupini. Foto: Jade Gadotti

Apesar de ter sido feita com a polpa de acerola, a receita de bala de goma pode ser adaptada para a confecção com praticamente qualquer sabor de fruta, segundo a chef. Ela também resgata a técnica do “patê de fruit”, que pode garantir uma textura superior às balas preparadas com gelatina. Confira abaixo como fazer uma bala de goma natural em casa.

Doce de abóbora

Doce de abóbora da chef Giuliana Cupini. Foto: Jade Gadotti

PUBLICIDADE

Podendo ser servido em formato de bolinhas cobertas com açúcar, ou para ser consumido com colher, esse doce de abóbora segue os preparos e temperos clássicos para assegurar um sabor equilibrado e complexo para a receita. Essa é uma boa opção também para aproveitar aquelas abóboras esquecidas na geladeira em qualquer época do ano.

Índice

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE