Dominar o uso do forno é excelente pedida para quem deseja ampliar as possibilidades no mundo da cozinha. Os fornos, sejam eles a gás ou elétricos, são itens que podem agregar bastante em diversos preparos.
As receitas que listamos aqui seguem por dois caminhos: ou têm no forno as etapas principais da sua construção ou têm o forno como a cereja do bolo, funcionando como aparelho de suporte para a finalização das receitas.
Confira a seleção de receitas práticas e que podem te ajudar a dominar de vez o forno:
Pão caipira do Mocotó
Uma das funções mais reconhecidas dos fornos é a possibilidade de assar massas no ponto certo, possibilitando que o pão fique macio e aerado. Nessa receita, Raquel Lima, padeira do restaurante Mocotó, ensina a fazer um pão de forma caseiro utilizando uma técnica inusitada.
O passo a passo conta com um mingau de fubá, que leva apenas farinha e leite e vai ajudar o pão a ganhar novas camadas de sabor e uma textura bem fofinha. Confira a receita clicando no link abaixo.
Enroladinho de 4 queijos
Esta delícia é uma receita da pizzaria La Baciera, que é fácil de fazer e combina bastante com um mix de quatro queijos, sendo dois de sabor mais intenso e outros dois mais suaves e cremosos. Na prática, a receita é um disco de pizza enrolado, feito rocambole e cortado em poções bite-sized (na medida para ser consumido em uma mordida), com queijos no meio das camadas, que vão derreter e gratinar.
Veja a receita
Macarrão à bolonhesa com queijo meia cura
Se as duas últimas massas são assadas por completo no forno, esse macarrão, feito com uma bolonhesa clássica do chef Fellipe Zanuto, precisará do aparelho apenas para o toque final. Além de derreter o queijo meia cura, tornando mais propícia a sua incorporação à receita, os minutos finais do forno deixam o molho um tantinho mais grosso.
Costelinha de porco
Para quem nunca fez uma carne de forno, a costelinha de porco do chef Rafael Mike (Gomo Bar) é um bom ponto de partida. A peça de costelinha é marinada por 12 horas na geladeira, com uma mistura de temperos que deixa a carne com sabor mais puxado para o adocicado e defumado, além de ficar bem macia, quase desmanchando, já que vai ficar umas boas horas assando lentamente no forno.
Por causa do tempo de marinada, a receita leva um certo tempo, verdade, mas o preparo não tem grandes segredos: temperar, marinar, assar e… saborear!
Arroz de pato assado
Para fazer esse prato de arroz bem completo, o chef Marcelo Giachini, do Tuy Cocina, ensina uma receita simples no forno para o preparo do pato, que será posteriormente desfiado e incorporado ao prato. O pato vai ao forno com vinho tinto e caldo de frango, absorvendo sabor e umidade, e a sugestão é parear a receita com um ovo mollet.
Parmegiana de frango
O chef Marco Aurélio Sena, do Tantin, ensina a preparar uma receita fácil de filé de frango à parmegiana, um dos pratos queridinhos dos restaurantes pelas ruas de São Paulo. Nessa versão, o prato é finalizado com molho de tomate caseiro, e a mussarela abre espaço para o queijo parmesão, que deixa o prato com um sabor um pouco mais intenso.
Torta de figo
O forno também pode produzir ótimos doces. A torta de figo, receita pensada por Helen Ataíde, docente do curso Tecnologia em Gastronomia do Senac, leva uma massa bem amanteigada, que abriga figos envoltos em um caramelo simples e saboroso. A umidade presente na fruta deixa a torta com um aspecto final úmido, com o interior das frutas com aspecto de geleia. Tudo isso é finalizado com um creme inglês clássico e fácil de fazer.