No inverno, existem aquelas receitas que abraçam e trazem o conforto desejado para enfrentar os dias frios. Uma deliciosa (e quentíssima!) sopa pode ser o primeiro preparo a aparecer na mente, mas outros vários pratos podem cumprir esse papel durante o inverno.
Uma fondue de queijo, um stracotto com polenta, um frango caipira ensopado, um bacalhau à bouillabaisse... e a lista continua. Abaixo elencamos algumas receitas do banco do Paladar para você aquecer seus dias na estação mais fria do ano.
Tomates assados
Esta receita foi pensada para usar tomates que não estejam em sua melhor forma (menos suculentos e adocicados do que deveriam). O método é muito simples: misture os tomates com gengibre, manjeiricão e alho, cubra com azeite e leve tudo ao forno. Eles podem compor um prato de massa, ir para cima de uma torrada, entrar em uma salada ou até virar um molho picante. Veja o passo a passo.
Fettuccine ao ragu bolognese
Esse molho que quase não leva tomate é uma das assinaturas do chef André Mifano, do restaurante Donna. Cremoso, untuoso e saborose, o ragu bolognese é feito com carne moída, banha de porco e creme de leite. Você só vai precisar de tempo para que o moljo cozinhe lentamente. Aprenda a receita.
Salada morna de abobrinha
Eis uma receita que serve de antepasto, entrada ou até como um prato único para um jantar despretensioso de fim de semana. Sirva a abobrinha quente – ela deve ser apenas rapidamente refogada, para que fique macia e firme; mas deixe o presunto frio, para que mantenha o sabor intacto. Confira como fazer o prato em casa.
Pudim de pão e alho-poró
A receita é criação do mais francês dos chefs americanos, Thomas Keller, dono do Per Se, em Nova York, e do The French Laundry, no Napa Valley. Está no livro Ad Hoc at home – Family Style Recipes (Artisan). O único cuidado é usar só as partes claras do alho-poró. O chef sugere este prato como acompanhamento para carnes. Aprenda como fazer.
Fondue de queijo
A receita é simples: basta um bom queijo, um vinho branco bem seco e pão com casca (confira o que você deve buscar em cada um). Aqui ajudamos você a se livrar da caixinha e acertar na próxima vez que receber os amigos em casa. Afinal, se tem uma regra na fondue é que ninguém a come sozinha. Veja como fazer em casa.
Stracotto com polenta cremosa
O stracotto é um clássico italiano – a carne é cozida lentamente com caldo de carne e temperos que variam conforme a região da Itália ou a cozinheira. É um belo prato para os dias frios, fica perfeito com polenta cremosa, mas também com uma massa de fio, espaguete ou tagliolini. É um prato fácil, mas requer cozimento de cinco ou seis horas. Aprenda passo a passo da receita.
Maminha ao molho de cerveja preta
A carne é marinada no alho e dourada no azeite antes de cozinhar. As cozinheiras que dão a receita gostam de cozinhar na panela de pedra para realçar o sabor. Sirva a maminha acompanhada de farofa, arroz e legumes cozidos ou uma salada de folhas verdes. Veja como é fácil fazer a receita.
Ragu de pato marinado
Se a ideia é comer este pato, planeje-se com antecedência. É preciso deixá-lo marinando por dois dias em uma mistura de cebola, cenoura, salsão, ervas, azeite, sal, pimenta e vinho branco. A carne também não cozinha rápido: três horas são necessárias, mas o tempo de espera é compensado pelo delicioso, e reconfortante, sabor. Confira a receita de Felipe Grecco.
Frango caipira ensopado com amendoim e arroz soltinho
O frango precisa ficar bem douradinho antes de entrar no ensopado. Na finalização do prato, acrescente tomate, salsinha, cebolinha e amendoim. Sirva com arroz branco fresquinho. Aprenda a receita de Janaína Rueda, chef do Bar da Dona Onça.
Stinco de vitelo assado com risoto de açafrão e porcini
Para o stinco, amarre cada pedaço com barbante para que a carne não desmonte depois de assada. No forno, ele vai junto com os legumes, o vinho branco, o caldo de vitelo e o buquê de ervas, por duas horas. O risoto é um ótimo acompanhamento e deve ser servido imediatamente após finalizado. Veja o passo a passo da receita.
Bacalhau à bouillabaisse
Esse prato é um clássico da cozinha francesa. Depois de pronto, sirva em seguida como uma tuille (biscoito francês fino e crocante) ou uma torrada com azeite e alho confit (para fazer o alho confit, cozinhe o alho em azeite com tomilho e louro em fogo baixo por 1h30min, evitando que ferva). Aprenda a receita completa do chef Val Fernandes.
Rigatoni com ragu de linguiça
Este ragu leva só linguiça toscana e vegetais picados – o soffritto, em italiano, combinação de cebola, cenoura e salsão picadinhos, que serve de base para molhos de longa cocção. Como todo molho, este também ganha complexidade com mais tempo de fogão, então é essencial cozinhar pelo menos meia hora. Veja como fazer.
Molho de tomate, cebola e manteiga da Marcella Hazan
Nesta receita os tomates são refogados na manteiga e cozinham por cinquenta minutos em fogo baixo, apenas com uma cebola grande cortada ao meio. A receita é incrível, e facílima, tem apenas dois passos. O resultado é divino, reconfortante, e vai bem com todas as massas. Veja o passo a passo.
Ameixas assadas com queijo e mel
Fruta assada com mel e queijo é sempre uma bela combinação. E faz sobremesas incríveis para o inverno. Na hora de servir, misture fromage blanc, um queijo levíssimo, geladinho, e colheradas de mel quente. Esta sobremesa fica ótima também com iogurte grego ou ricota. Veja como fazer em casa.
Torta morna de chocolate e peras
Uma deliciosa sobremesa da chef Carla Pernambuco, do restaurante Carlota. As peras são ao vinho branco seco e vão sobre a massa, depois que esta descansar na geladeira. Nos espaços entre uma pera e outra, adicione amêndoas laminadas, de modo que apareçam, mas sem cobrir as fatias da fruta. Depois é só levar para o forno. Aprenda a receita.
Arroz assado de romã e cebola
Nesta receita do chef israelense Shimi Aaron as cebolas são assadas em suco de romã misturado com mel, dill (endro) e azeite, o que faz com que elas fiquem com aparência brilhante e depois derretam na boca. O chef gosta de servi-lo como um primeiro prato sem carne ou um prato principal leve, ou como acompanhamento com frango ou peixe assado. Confira a receita.
Dorai karê
Esta é uma receita rápida de arroz frito, que pode ser enriquecida com os ingredientes disponíveis na geladeira e na despensa. O toque especial da chef Telma Shiraishi é a adição do curry em pó. Qualquer combinação de legumes, verduras, frutas secas, sobras de proteínas, um pedacinho de bacon ou de presunto pode ser utilizada. Aprenda a fazer em casa.
Pad See Ew tailandês
Similar ao famoso pad thai, esse prato de noodle é especialmente populares por lá porque têm o tal “rot chaat dee” – o equilíbrio entre sabores (picante, azedo, salgado, doce e amargo), texturas (crocante e macia) e aromas (peixe e ervas). Confira a receita da chef tailandesa Pailin Chongchitnant.
Rabada do Mocotó
A famosa rabada do Mocotó, restaurante do chef Rodrigo Oliveira, é servida com xerém de milho cremoso e agrião, mas até mesmo com um arrozinho branco fica uma delícia. O prato, apesar de ter muitas etapas, não é difícil de fazer - e, acredite, vale a pena. Confira o passo a passo.
Carne de panela com pinhão
A carne de panela com pinhão da chef Heloisa Bacellar fica deliciosa e é perfeita para um dia mais frio. Vai muito bem servida sozinha, acompanhada de arroz branco e farofa, ou mesmo com uma polenta cremosa.Antes de começar, não perca as dicas da chef para escolher, preparar e guardar o pinhão. Confira o passo a passo.