Com origem no Oriente Médio e consumido há milhares de anos, o pistache é o fruto da pistacia, árvore de pequeno porte. Atualmente é encontrado no sul da Europa e Ásia menor e na Califórnia, um dos grandes produtoras mundiais. No Brasil, todo o pistache consumido é importado.
A amêndoa, verdinha, é protegida por uma casca dura. Além de ser consumido seco e salgado, como aperitivo, o pistache tem diferentes usos na culinária, podendo ser usado inteiro, em lascas, moído, ou transformado em pasta. Confira grandes receitas que levam o pistache.
Cordeiro em crosta de pistache com cebolas echalotes e pimentões
Neste preparo de Luca Gozzani, o pistache picado forma uma camada na superfície da massa que envolve o cordeiro. Corte o carré em pedaços e grelhe na chapa por 30 segundos de cada lado. Disponha os pedaços em uma assadeira e cubra-os com uma camada fina da massa de pão e espalhe o pistache. Leve ao forno até dourar, aproximadamente quatro minutos. Confira o preparo completo.
Arroz de lentilha com amêndoa, pistache e cebola confitada
Uma receita de Ana Soares, do Mesa III, para dar cor e crocância para o seu arroz e deixá-lo com cara de prato principal. O pistache e a amêndoa são fritos e misturados ao grão pré-cozido.
Cuscuz marroquino verde
Mesmo que você não seja fã de cuscuz de semolina, dê uma chance a esta receita – os grânulos de sêmola são misturados a um pesto de ervas, o que deixa a base do prato muito saborosa. Além disso, ele leva cebola, pistache e feta. Ideia de Yottam Ottolenghi, chef fascinado por legumes e verduras que reflete em seus pratos todas as influências gastronômicas que recebeu na infância em Jerusalém.
Panna cotta de pistache com calda de chocolate
O grande diferencial dessa sobremesa é a pasta de pistache, que serve como base da panna cotta, juntamente com o creme de leite e a essência de baunilha. A calda de chocolate finaliza o doce.
Semifreddo a base de mel e frutas cristalizadas com calda de morango
Um preparo genuinamente italiano, refrescante e adocicado. Aqui o pistache tem status nobre, ele vai na base do semifreddo e também serve como decoração. Uma boa sobremesa para impressionar as visitas.
Verrine de brigadeiro com farofa de pistache
Esta verrine, de execução simples, é composta por duas camadas: o brigadeiro e a farofa, que leva pistache triturado e açúcar de confeiteiro. Na montagem, os dois preparos vão se intercalando no recipiente.
Torta cremosa de chocolate com pistache
Massa de pão de ló, recheio de pistache e de chocolate compõem essa deliciosa sobremesa. Para finalizar, ganache e pistache cristalizado, com raspas de chocolate, de cobertura. Prepare em casa.