O inverno chegou oficialmente nesta terça-feira, 21, e não poderíamos deixar de pensar naquelas receitas que nos ajudam a enfrentar os dias mais frios do ano.
O vinho quente é o queridinho desta estação, mas as opções são variadas: café com uísque, drinques quentes com cachaça ou rum, café docinho com cupuaçu ou rapadura. Seja no happy hour ou no café da tarde, escolha uma bebida (bem!) quente para se aquecer neste inverno.
Irish coffee
Não à toa este é o drinque que abre a lista: ele foi inventado justamente para aquecer um grupo de turistas americanos que desembarcaram na Irlanda numa noite especialmente gelada nos anos 1940. O preparo tem um truque, que é misturar o açúcar e o uísque ao café bem quente e depois cobrir a bebida com creme de leite batido bem espesso até o topo do copo. Confira a receita completa.
Santo Grog
Quase um chá, só que com uma dose extra de cachaça. Esta receita do bartender Laércio Zulu leva ainda licor de mel e suco de limão. É a escolha ideal para quem ama a aguardente brasileira e quer se aqueçer. Confira o passo a passo.
Esquenta banho
O nome deste drinque já diz tudo, é ótimo para esquentar, mas no caso não o banho, o corpo. A receita do bartender Laércio Zulu mistura cachaça e chá de hortelã. Aprenda a fazê-la em casa.
Chocolate quente cremoso
O grande desafio dos amantes da bebida é como chegar à cremosidade perfeita. Na receita do chef confeiteiro Lucas Corazza, além dos ingredientes básicos - creme de leite, leite e chocolate - é acrescentado o xarope de bergamota (que ele também ensina como fazer em casa). Ele mistura, também, chocolate meio amargo e chocolate ao leite. Confira o passo a passo!
Café com rapadura
Para os amantes de rapadura, esta receita tem um truque, que é ferver a água do café com a rapadura antes de passar o pó. Delicioso e perfeito para os dias mais frios -- ou para incrementar o tradicional cafézinho pós-almoço. Confira a receita.
Leite queimado com cupuaçu
Melhor que qualquer chocolate quente suíço, esta receita bem brasileira mistura caramelo, leite de cupuaçu e baunilha-do-cerrado. Não tem como errar. O preparo é fácil e fácil, confira o passo a passo.
Cappuccino
O cappuccino é uma das mais apreciadas bebidas elaboradas a partir do café expresso. Com origem na Itália, a receita deve ter uma parte de café expresso, uma parte de leite vaporizado e uma parte de espuma do leite. O chef confeiteiro Lucas Corazza ensina como fazer a bebida em casa -- sem precisar de uma máquina para fazer a espuma do leite. Aprenda a receita.
Hot buttered rum
É isso mesmo, a base deste drinque é a manteiga derretida, e leva ainda rum e canela. É o tipo de bebida em que é preciso deixar o preconceito de lado e se deixar surpreender. Sua origem remonta aos aos tempos coloniais dos Estados Unidos, em especial ligada aos marinheiros da Nova Ingleterra. Veja como fazer em casa.
Vinho quente
Você gosta de quentão ou de vinho quente? No Sudeste e no Nordeste, o quentão é aquele feito com cachaça. O outro, feito apenas com vinho, é chamado de vinho quente – esse, sim, conhecido como quentão na região Sul. O drinque leva vinho, limão-siciliano e gengibre. Confira a receita.
Quentão com cítricos
Este quentão ganha um perfume especial ao ser feito com casca de frutas cítricas. Escolha o fruto de sua preferência - pode ser laranja, mexerica ou limão - e prepare um drinque junino diferente para os convidados da festa que é cheia de comidas típicas. Confira a receita da chef Heloisa Bacellar, autora do blog de receitas Na Cozinha da Helô.