O gim tônica segue sendo o drinque queridinho de muita gente. Digamos que trata-se de um clássico informal da coquetelaria.
Nascido na Índia, durante a dominação inglesa, o drinque tinha o aval de ser um ótimo tônico contra a malária (por causa do quinino da tônica), álibi perfeito para que fosse consumido aos litros durante as tardes escaldantes do verão indiano.
Aproveitando que em 19 de outubro se comemora o Dia da Gim Tônica, o Paladar listou, além do preparo original, mais nove variações do coquetel. Todas levam gim, tônica (ou outra bebida borbulhante leve) e algum ingrediente para dar personalidade à receita.
Gim tônica
Vamos começar do começo. O gim tônica mais básico e certeiro é aquele que leva apenas gim, água tônica e um gomo (ou rodela) de limão-siciliano - além de gelo, claro. Para acertar sempre, basta decorar a proporção: um terço do copo (já cheio de gelo) para o gim e água tônica para completar. Veja a receita.
Agora, vamos às variações:
Gim tônica com limão-siciliano, pepino e bitter
Pense no bitter como um tempero para seu gim tônica clássico. Para acrescentar um pouco mais de personalidade, corte uma fatia fina longitudinal do pepino e acomode no copo - nem adianta fazer cara feia; além de bonito, seu drinque vai ficar bem mais saboroso. Veja como fazer.
Gim tônica com laranja e especiarias
Anis-estrelado, canela em pau, zest de laranja-bahia e três gotinhas de bitter (se houver na despensa). Além de superaromático, essa versão ainda ganha um tantinho de acidez da casca da fruta. Confira o passo a passo aqui.
Gim tônica com maracujá
Receita do barman Laércio Zulu, esse drinque foi batizado de Brasileirinho. O segredo aqui é tirar as sementes da polpa do maracujá antes de adicioná-la ao coquetel. Não é preciso bater, só mexer com uma bailarina. Confira a receita aqui.
Gim tônica com Jägermeister
Outra criação do Laércio Zulu. Depois de preparar a receita básica do gim tônica, trocando a fatia de limão-siciliano por rodela de laranja-bahia, derrame um tantinho de Jägermeister por cima da copo, para dar cor e vigor ao drinque. Confira as quantidades aqui.
Gim tônica com vinho Malbec
De beber com olhos. Além do gim, da tônica e da rodela de limão-siciliano, essa versão inclui 50 mililitros de vinho tinto Malbec. O resultado é belíssimo - e delicioso. Veja como fazer.
Gim tônica com geleia de laranja
Um pouco mais docinho, mas sem deixar de ser refrescate, esse drinque também atende por larangin. O segredo do preparo é "untar" o copo com a geleia e decorar com grãos de café. Veja como fazer.
Gim tônica com abacaxi
Refrescante e cítrico, o "Ananás Tônica" da Casa Tucupi adiciona abacaxi ao gim tônica clássico com cara de Brasil. A receita é de Amanda Vasconcelos. Confira o modo de preparo.
Ale tonic
Nessa receita, a tônica, onipresente até aqui, perde seu papel coadjuvante para a cerveja. Experimente substituí-la por uma dose de uma belgian pale ale. Acredite, vai ser sucesso. Confira como fazer.
French 75
Gostamos da ideia de substituição. Dessa vez, em vez de tônica, resolvemos (ou melhor, o Laércio Zulu resolveu) usar 100 mililitros de um espumante rosé. Suco de limão (coado!) e fatias de maçã verde complementam o drinque. Confira o passo a passo aqui.
● Bônus: Gelatina de gim tônica
Se gim tônica for seu drinque preferido, vale até fazer uma sobremesa com ele. Confira a receita.
*Matéria publicada originalmente em 14 de janeiro de 2022 e atualizada em outubro de 2022*