Publicidade

Publicidade

Receitas
Cozinhar distrai e conforta em tempos de isolamento. Foto: Lexey Swall Foto: Lexey Swall
CADERNO DE RECEITAS

Fase Vermelha: receitas para fazer em casa durante a quarentena

Selecionamos receitas que são fáceis e práticas para ajudar você a enfrentar o isolamento

Com o agravamento da pandemia de coronavírus e a entrada na Fase Vermelha, não há nada mais importante do que se alimentar bem e, claro, ficar o máximo possível dentro de casa. Para quem já gosta de cozinhar, então, para encarar o isolamento forçado é melhor ir para frente do fogão e se distrair. É uma boa oportunidade, inclusive, de experimentar receitas que já estavam há tempos para ser testadas.

A quarentena também pode ser um chamado para você tirar de vez o medo da cozinha, e colocar as panelas encostadas no fundo do armário em uso.

Cozinhar distrai e conforta em tempos de isolamento Foto: Lexey Swall

Para te ajudar nesse momento, seja você um expert ou iniciante, reunimos uma seleção de receitas divididas em três cenários: para quem encara o momento sozinho, àqueles que vivem a dois, e para quem cozinha para a família. Cada um deles com cardápio completo, com sugestões de entrada, prato principal e sobremesa. São todas receitas simples, mas criativas, que pedem poucos ingredientes e de fácil acesso, ou então, que podem ser facilmente substituídos.

Quem sabe até o final dessa quarentena você não aumentou seu repertório ou virou um craque na cozinha? Se animou? Clique aqui e confira mais uma infinidade de receitas para te ajudar nas próximas semanas.

PUBLICIDADE

Vale cozinhar só pra um, sim

Salada caesar

As pessoas vivem perguntando qual é a maneira correta de preparar os pratos clássicos. Bom, esta é a receita da salada caesar, uma das mais populares nos Estados Unidos. Com o tempo, a salada ganhou novas versões nos restaurantes pelo mundo afora, a mais célebre com frango grelhado. Mas a original é simples. Confira a receita completa.

Receita de salada caesar clássica Foto: Fernando Sciarra|Estadão

Penne com tomate-cereja e atum

PUBLICIDADE

Este é um típico quebra-galho – fácil, rápido e com ingredientes que todo mundo costuma ter na geladeira. Mas fica tão bom que ninguém vai reparar. Ingredientes frescos, só pimenta dedo-de-moça, ervas e tomate-cereja. Veja como preparar.

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

Frozen de manga

Você vai levar poucos minutos. É só colocar a manga congelada direto no liquidificador, misturar o iogurte natural e bater até formar um creme espesso, com a consistência do frozen yogurt. Está pronto. É só enfeitar. Esta receita também dá certo com banana, e fica boa com outras frutas, como abacate. Confira a receita completa.

PUBLICIDADE

Receita de frozen de manga Foto: Walter Costa|Estadão

Jantar a dois, romântico ou não

Lentilha com brócolis e tahini

Esta salada vale por uma refeição completa, além de ser muito saborosa. Veja como preparar.

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

PUBLICIDADE

Salmão com salsão, azeitonas e alcaparras

Uma receita rápida, para ser feita durante a semana sem ficar com dor nas costas. É uma boa oportunidade de experimentar ingredientes e combinações de sabores para fugir do salmão basiquinho feito no forno. Confira a receita completa.

  Foto: Andrew Scrivani|NYT

Suflê de pasta de avelã

Para os fãs de Nutella. Servida quente e acompanhada de calda de chocolate amargo, essa sobremesa tem cara de elaborada, mas é fácil de fazer. Confira.

PUBLICIDADE

  Foto: Daniel Teixeira|Estadão

Cardápio tamanho família

Berinjela quase à parmegiana

Esta receita mistura ingredientes italianos com um toque árabe no recheio, e o resultado é imperdível. É uma espécie de berinjela alla parmigiana, mas metida a árabe. As raízes são italianas, a berinjela ao forno, a mussarela em bolinhas e o molho de tomate. Mas o recheio é quase um babaganuche, feito apenas com berinjela defumada, azeite, sal e pimenta-do-reino (sem tahine!). Veja a receita completa.

  Foto: JF Diorio|Estadão

PUBLICIDADE

Filé-mignon com cebola e shoyu

Além de deliciosa, essa receita é rápida e muito fácil de fazer; fica tudo pronto na mesma panela. Ela valoriza a maciez do corte e empresta todo o sabor que ele não tem, combinando a cebola caramelizada com o shoyu. Não estranhe se não sobrar nem um pedacinho para repetir no dia seguinte (se sobrar, não hesite, leve a carne de volta para a panela com um fio de azeite; ele não perde a graça). Veja como preparar.

Filé mignon com cebola e shoyu. Foto: Fernando Sciarra/Estadão

Torta de chocolate sem farinha

É levíssima, feita sem farinha. Leva só chocolate derretido, manteiga, ovos e amido. O preparo não tem segredo, só não pode assar muito para não endurecer. Confira aqui.

  Foto: Gabriela Biló|Estadão

Índice

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE