Se a ideia é surpreender à mesa, é bom escolher bem a opção de prato principal para o almoço de Dia das Mães, afinal de contas, ele é a grande estrela do cardápio.
Para esta seleção, o Paladar saiu à procura de pratos reconfortantes, que têm cara de uma boa refeição em família. E o melhor de tudo: eles são fáceis de fazer em casa - basta seguir à risca o passo a passo. Confira.
Arroz de festa
O famoso “arroz com coisa” é um clássico brasileiro que vai bem em dias de festa. Neste domingo, deixe o arroz branco de lado e invista numa versão incrementada com polvo, pato, bacalhau, cogumelos, vegetais… Confira aqui 22 opções de receita com arroz.
Rigatoni com ragu de linguiça
Esse ragu leva só linguiça toscana e vegetais picados – o tal soffritto. Ele vai ganhando sabor conforme os vegetais cozinham, primeiro com a carne, em seguida com um copo de vinho branco e depois com um pouco de leite (sim, leite). Por fim, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Também pode ser servido com lasanha e polenta. Aprenda o passo a pass o deste rigatoni.
Costelinha suína com missô e melado
Perfeitas para um almoço de fim de semana, estas costelinhas assadas não têm erro. É só temperar e levar ao forno. Não precisam de longa marinada e nem de muitas horas de forno – levam no máximo duas horas para ficar desmanchando. A receita original pede maple syrup, mas dá para substituir por melado de cana, xarope de agave ou até mesmo mel. Veja como fazer costelinha.
Moqueca de pupunha
A chef Estela Passoni, do restaurante de mesmo nome em Pinheiros, revisitou a moqueca clássica, trocando o peixe e os frutos do mar pelo palmito pupunha. Com o toque indispensável do azeite de dendê e do leite de coco, o prato em nada perde para a versão com pescados. Faça arroz e uma farofinha para acompanhar. Confira a receita da moqueca de pupunha.