O Dia do Bacon é comemorado no dia 31/08, e, para celebrar a data, reunimos a coletânea a seguir com 10 receitas que mostram toda a sua potencialidade, agregando o seu sabor e aroma defumado e diferentes texturas em preparos que envolvem massas, caldos e carnes, bem como algumas maneiras de fazer bons hambúrgueres que vão além do clássico X-bacon, além de um truque caseiro e prático para você aprender como fazer o produto em casa.
Confira as receitas a seguir.
Ovo beneditino com bacon
Comer ovos com bacon no café da manhã é um clássico (e quase um clichê) da cultura e dos filmes norte-americanos. A receita da Frutaria Pitaya apresenta uma versão do preparo um pouco diferente daquela mais conhecida, substituindo os ovos mexidos pelos beneditinos, com molho hollandaise e fatias de bacon crocantes servidos sobre fatia de pão brioche fofinho.
Não é à toa que a combinação entre ovos e bacon seja tão popular: os sabores e texturas combinam, e ambos os ingredientes são geralmente fáceis de se preparar. Para aprender o passo a passo para essa receita fácil, clique no link abaixo.
Hambúrguer à carbonara
A proteína tida por muitos como a clássica do carbonara é o guanciale, carne da bochecha do porco que é curada e de sabor mais leve que o bacon, mas o chef Amilcar Azevedo, do NOU Burguer, apresenta uma releitura do prato na forma de um hambúrguer, com os ingredientes do carbonara repensados para funcionar harmoniosamente em um sanduíche.
Esse hambúrguer é daqueles com bastante molho, e apresenta creme de queijo, desta vez sem o ovo, que será frito e vai por cima da carne. Tudo é finalizado com pimenta-do-reino e bacon crocante em cubos.
Hambúrguer com farofa de bacon e jalapeño
Explorando outra possibilidade do bacon em hambúrgueres, dessa vez o ingrediente aparece na forma de uma farofa cheia de sabor, que vai trazer crocância e defumado para a receita da hamburgueria Tradi.
Além da farofa de bacon, esse hambúrguer acompanha molho cremoso e fatias de jalapeño, tudo destinado para harmonizar um disco de hambúrguer simples, mas com um segredo valioso: para o blend, vale utilizar fraldinha ou outra combinação de cortes moída que tenha percentual de gordura próximo de 20%.
Caldo verde com bacon
A chef Elisa Jardim, do restaurante Panna Cotta, ensina como preparar um caldo verde fácil e com ingredientes acessíveis. O bacon e a linguiça trazem intensidade para a base leve e cremosa, feita com batatas e couve que é adicionada apenas ao fim para cozinhar no calor residual e manter cor e textura.
Uma boa pedida para os dias mais frios, essa receita mostra a potencialidade do bacon em pratos caldosos, oferecendo um pouco a mais de gordura e defumação para o perfil de sabor dessas receitas.
Linguine cremoso com bacon
O bacon também funciona como ingrediente para adicionar em pratos com massas, e a ideia desse linguine do restaurante ICI Brasserie é combiná-lo com um molho bem cremoso e simples, à base de creme de leite e queijo parmesão.
Você pode ir fazendo o molho enquanto a água esquenta e o macarrão cozinha, tendo uma refeição saborosa pronta em pouco mais de 15 minutos. A sugestão é servir com um ovo frito com gema mole por cima.
Bife de chorizo com batata rústica e bacon
O bife de chorizo é um dos cortes mais apreciados e populares nas parrillas argentinas, e corresponde à parte dianteira da peça do contrafilé. Na receita do Martin Bar, esse corte é pareado com batatas fritas caseiras e bacon em fatias, acompanhados de molho Rôti em um prato completo que mescla diferentes influências culinárias.
Uma manteiga de ervas é a sugestão para temperar as batatas após o preparo, mas também vale dar o seu toque pessoal e testar diferentes ingredientes e temperos para construir um prato com a sua cara.
Caldinho de feijão
Clássico absoluto das feijoadas, o caldinho de feijão fica ainda melhor se servido com torresmo e ao lado de uma cerveja bem gelada. Há quem goste de deixar bastante apimentado, e a receita do chef Thiago Luzardo, do Braca Bar, pode ser a base para você dar a sua própria cara.
Basta juntar feijão preto cozido com outros ingredientes e bater tudo, finalizando com bacon, alho e bastante salsinha, que vão adicionar compõem o sabor clássico do prato.
Bolo salgado de cogumelos, espinafre e bacon
Bolo ou pão salgado: chame como quiser, mas a receita da chef Helô Bacellar, do Na Cozinha da Helô, é super prática de fazer e fica bem macia e úmida, perfeita para comer com uma salada de folhas verdes ou servir no lanche da tarde.
A massa é similar àquelas de torta de liquidificador, e você pode incluir e/ou substituir os recheios sugeridos com outros ingredientes, mas Helô garante que a combinação de espinafre, cogumelos e bacon é imperdível.
Baião de Dois
Um dos clássicos da culinária brasileira feito a partir da receita fácil da chef Helô Bacellar pode ser uma boa ideia para um almoço completo e delicioso na semana. Arroz, feijão, carne-seca, bacon e queijo coalho são os ingredientes básicos desse prato, e a ideia é fazer um verdadeiro “mexidão”.
Uma das dicas da chef para variar um pouco a receita é usar diferentes tipos de feijão além do carioca. As sugestões ficaram com o fradinho e o rosinha, vale testar de acordo com a preferência ou com o que você tem em casa.
Bacon caseiro
Fecon caseiro? Com apenas três ingredientes, esse bacon foi pensado para ser feito de maneira prática e relativamente rápida, sem técnicas super complexas e inchando as contribuições de Helô Bacellar para este caderno de receitas, por que não aprender a preparar uma versão prática de bagredientes difíceis de achar.
Basta temperar, deixar curtir um tempo na geladeira e levar ao forno, tendo, assim, uma brilhante e saborosa peça de bacon com pouco esforço. Essa receita prática tem os passos básicos, mas você pode adicionar especiarias e outros ingredientes de sabor defumado para adaptar o sabor de acordo com a necessidade e gosto.
Paladar Testou: qual é o melhor bacon do mercado?
Convidamos um time de especialistas do mundo da chacutaria para experimentar 15 marcas de bacon disponíveis nos supermercados, com o objetivo de avaliar cada uma em seus pontos positivos e noegativos.
Para o teste, cada bacon foi preparado de três maneiras: na frigideira, air fryer e microondas, e os resultados surpreenderam, com diferenças importantes no resultado final de cada uma.
Veja o ranking final das avaliações e entenda de vez quais são as melhores opções de bacon para você comprar para a sua casa clicando aqui.