Não que a gente precise de desculpa para ir para a cozinha, mas com o Halloween chegando - e com o tanto de pratos com abóbora pipocando no feed do Instagram -, bateu aquela vontade de testar as receitas clássicas da temporada lá na América do Norte.
Pumpkin pie (torta de abóbora), muffin e pumpkin spice latte, a bebida queridinha das redes de cafeterias gringas, viraram objeto de pesquisas e testes, afinal de contas, as abóboras daqui são diferentes das de lá.
Usamos o purê da menina brasileira, como também é chamada a abóbora de pescoço, e da kabochá como base para as receitas e as tentativas deram supercerto. Enquanto a primeira é mais fibrosa e aguada - convém assar os pedaços no forno, em vez de cozinhar na água, e drenar o excesso de água antes de incorporar o purê aos demais ingredientes - a do tipo japonesa é mais lisa e boa consistência.
Entre os outros tantos tipos de abóbora (temos mais de 400 no Brasil, segundo a Embrapa), a paulista, que é a versão mais compacta da de pescoço, também há de servir. A do tipo maranhão, ou abóbora do norte, também costuma ir bem em receitas doces, com a vantagem de ter a polpa bem avermelhada, que ajuda a dar cor às massas e cremes. Mas atenção: evite usar a moranga, que tem sabor muito suave e consistência rala - melhor aproveitá-la como recipiente para fazer o clássico creme de camarão na moranga.
Em tempo: veja dicas de como destrinchar a abóbora, que é casca dura - mas, convenhamos, dá também para comprar o fruto em pedaços descascados nos sacolões e feiras livres. Se você for um cozinheiro raiz e decidir arrematar a abóbora inteira, ainda separamos uma receita fácil e divertida com as sementes, nada precisa ser desperdiçado. Confira abaixo.
Pumpkin pie
Muito popular nos Estados Unidos, essa torta de abóbora deliciosamente perfumada com especiarias é um dos clássicos do Halloween e também do Dia de Ação de Graças, sempre celebrado na última semana de novembro. É tradicional servi-la com chantilly ou sorvete de baunilha, mas para embarcar na brincadeira dos “doces ou travessuras”, resolvemos cobrir a torta com marshmallows tostados. Deu certo! Confira o passo a passo.
Pumpkin latte
É a bebida sazonal queridinha das redes de cafeteria nos Estados Unidos e no Canadá - basta o Halloween se aproximar, que ela volta a dar as caras no cardápio. Aqui, em vez de essência, bem comum por lá, usamos o próprio purê da abóbora batido com leite. Se quiser, acrescente café expresso à mistura, mas, sinceramente, achamos que ele rouba o sabor da protagonista. Veja como fazer em casa.
Muffin de abóbora integral
Esta receita vai bem a qualquer hora. Não é nem muito doce, nem salgada e ainda é versátil: você pode substituir a abóbora por purê de outras frutas ou vegetais - banana, batata-doce, maçã, abobrinha - todas funcionam. O segredo é não mexer demais a massa. Se mexer com muito entusiasmo, o glúten na farinha pode crescer demais e o resultado serão muffins mais duros. Não se preocupe se surgirem alguns caroços na massa: eles desaparecem quando o muffin assa. Você pode acrescentar castanhas, passas ou outras frutas secas, coco ralado e até lascas de chocolate. Na versão testada, adicionamos nozes picadas, mel e uma pitada de gengibre em pó. Confira a receita.
Snack de sementes de abóbora com chocolate
Nada de jogar as sementes da abóbora fora. Dá para aproveitá-las de muitas formas. Torradas com uma pitada de sal e pimenta são um ótimo petisco ou dão crocância a saladas ou sopas. Nesta versão, basta combiná-las com chocolate derretido de sua preferência. Salpique ainda com flor de sal. Difícil parar de comer. Veja como fazer aqui.
Receitas com outros sotaques
Que o Halloween não faz parte da cultura brasileira, estamos fartos de saber, mas como a gente adora uma desculpa para ir à cozinha, o Paladar tratou de garimpar receitas de doces com abóbora - já que ela reina absoluta na decoração das festas na América do Norte - de outras partes do mundo, com outros sotaques, já que existem muitas possibilidade, para além da pumpkin pie, para explorar com esse fruto; confira.
Doce de abóbora da chef Carla Pernambuco
Fácil de reproduzir, a receita da chef Carla Pernambuco, do Carlota, leva pouco ingredientes e nem precisa ficar mexendo. Basta ficar de olho no cozimento até os cubos de abóbora chegarem no ponto de doce. No restaurante, a compota é servida com queijos brasileiros - boa ideia para copiar em casa. Confira a receita.
Crème brûlée do chef Arnor Porto
Receita típica francesa, o crème brûlée ganha, nas mãos do chef-confeiteiro Arnor Porto, status de sobremesa de Halloween com a adição da abóbora kabochá ao creme. Veja como reproduzir em casa.
Tortinhas trufadas de abóbora com coco da Chocolate Academy
Por ter muitas etapas, a receita das tortinhas trufadas de abóbora com coco requer tempo e paciência para ser executada. O passo a passo, porém, cedido pela Chocolate Academy, é bem fácil; confira.
*Caderno de receitas publicado originalmente em outubro de 2020. Atualizado pela última vez em outubro de 2021.