Final de ano é época de comemoração, presentes, bebida e comida boa. Mas será que dá pra economizar um pouco na ceia sem perder o sabor da festa? O desafio é grande, mas encontramos um chef que topou nos ajudar nessa empreitada.
A proposta que fizemos para o chef Rodrigo Isaias, do Benedita Cozinha, foi preparar pratos para uma ceia com até 200 reais, pensando em uma refeição completa para aproximadamente quatro pessoas com pratos que também possam servir como uma boa contribuição para compor uma ceia em família com mais gente.
Pensando em uma ceia mais barata e que renda bastante, o chef montou uma seleção de receitas com ingredientes mais em conta e fáceis de encontrar, mas que ao mesmo tempo funcionem bem para a ocasião.
Tabule de camarão com arroz vermelho
Para começar os trabalhos, um tabule delicioso e diferente, feito com arroz vermelho e camarão. O prato é leve e, apesar de levar camarão, que não é exatamente um ingrediente barato, a ideia aqui é equilibrar nas quantidades e no restante da ceia. Seguindo a máxima de que a primeira impressão é a que fica, nada melhor do que começar a sua ceia com frescor e sabor de mar.
Arroz de gema e parmesão
A receita de família do chef entra para este caderno combinando ingredientes baratos para um arroz bem temperado, saboroso e finalizado no forno. A gema traz sabor e sustância para o arroz, e ao ser gratinada, forma-se uma casquinha crocante de queijo parmesão.
Pernil assado
Eis aqui um pernil suíno clássico e sem rodeios, mas com alguns truques que vão deixá-lo bem suculento e saboroso. Com o restinho que fica no fundo da forma, um molho de cebola e dos sucos da carne fazemos o acompanhamento da peça, e o melado de cana entra para deixar a carne perfeitamente caramelizada nos minutos finais da cocção.
Tomate agridoce assado
Perfeito para acompanhar o arroz e a carne e montar um prato digno da ocasião, esse tomate assado com aceto balsâmico e açúcar é a ideia do chef para equilibrar o prato principal da sua ceia de Natal econômica. Fica ótimo se consumido quente, mas vale destacar o seu potencial para acompanhar as saladas e as entradinhas da refeição em temperatura ambiente.
Rabanada em calda
A sobremesa low-budget (e nem por isso menos gostosa) mais famosa do Natal ganha uma nova cara com a receita do chef. Regadas com uma calda fácil de açúcar com canela e cravos, as rabanadas ganham um toque todo especial já que absorvem a calda, quase como esponjas, e viram praticamente uma sobremesa para comer de colher. A receita ainda leva um toque leve de vinho do Porto.