Vai aproveitar o fim de semana para maratonar os filmes indicados ao Oscar 2022, que será neste domingo, 27? Então prepare aquela pipoca diferente para dar um clima de cinema em casa? Aposte em um belo balde de pipoca fresquinha, feita na panela. O Paladar sugere quatro sabores bem diferentes e fáceis de fazer - dois doces e dois salgados.
Antes de tudo, o básico: para fazer pipoca, escolha uma panela larga, alta e leve (uma espagueteira é uma boa opção, por exemplo). Coloque o óleo e três grão de milho na panela em fogo baixo. Quando o primeiro estourar, ponha o restante do milho e tampe. De tempos em tempos, sacuda a panela para não deixar a pipoca queimar. Sal, só depois de pronta.
Além de variados tipos de óleo, também é possível usar manteiga, ghee ou azeite. A manteiga e o ghee (que demora mais para queimar) são os preferidos da equipe do Paladar, pois dão sabor sem engordurar. Para 1/2 xícara de milho, use 1 colher (sopa) de manteiga/ghee/azeite, ou 1 e 1/2 colher (sopa) de óleo.
O melhor jeito de dar sabor à pipoca é misturar temperos em pó ou líquido com o milho, antes de estourar. Se for temperar só depois de pronta, aja rápido! Coloque os temperos e o sal (que, em todos os casos, só deve ser adicionado no final) com a pipoca ainda quente. Quer uma dica? Lemon pepper!
Pipoca indiana, com curry
Interessante e picante na medida, essa pipoca vira um aperitivo delicioso para acompanhar drinques. Confira a receita.
Pipoca com gengibre, shoyu e óleo de gergelim
Por incrível que possa parecer, pipoca aceita bem o sotaque chinês. Veja como fazer.
Pipoca doce com canela e baunilha
Boa para adultos e crianças, é feita em um único passo, como todos os ingredientes indo para a panela de uma só vez. Confira a receita.
Pipoca com caramelo salgado
Aqui, o caramelo é feito antes e vai junto com a manteiga para a panela para estourar a pipoca. Veja como fazer.
Por que pipoca?
O grão de milho tem a película externa muito resistente, envolvendo o interior que tem amido e uma porcentagem de água de mais ou menos 13%. Na panela, quando o milho esquenta, a água no interior do grão se expande, aumentando a pressão interna, que começa a forçar a película que envolve o grão. Quando a temperatura atinge 249°C., a superfície do milho, sob pressão, estoura, ‘pipoca’.