A sua receita de rabanada é boa de verdade? Seu pão fica com uma leve crosta na superfície, com textura firme, mas úmida? Bom, se não for o seu caso, não tem problema! Temos o passo a passo da rabanada perfeita.
Leite Ponha 2 xícaras de leite, 2 colheres de sopa de açúcar e 3 gotas de essência de baunilha num prato fundo e misture até o açúcar dissolver. Mergulhe cada fatia de pão na mistura por alguns segundos - o pão precisa ficar bem molhadinho, até o miolo, mas não demore muito, para ele não se desmanchar. Tire e aperte levemente para escorrer o excesso.
Ovos Em um prato fundo, bata ligeiramente 2 ovos. Passe as fatias de pão umedecidas em leite no ovo, dos dois lados. Levante do prato com um garfo e espere pingar antes de levar para a frigideira. Nos testes que fizemos na Cozinha Paladar, tentamos pular uma etapa e misturamos leite e ovos, para mergulhar o pão uma vez só: não vale a pena. O método mais trabalhoso dá melhor resultado, pois a passagem pelo ovo separadamente facilita a formação da crosta.
Fritura Prefira fritar na manteiga, que dá mais sabor. Mas, olhe só, a manteiga comum queima; então, clarificamos para deixar resistente ao calor: é só colocar um pacote de manteiga na panela, aquecer e ir tirando, com escumadeira, a espuma que se forma.
Finalização Espalhe açúcar e canela num prato fundo e passe as rabanadas que já estiverem fritas e escorridas.
Rabanada clássica
Para quem acredita na máxima que “em time que está ganhando não se mexe”, eis uma receita clássica de rabanada. Leva apenas leite, açúcar, ovos, essência de baunilha,manteiga para fritar e as fatias de pão amanhecido, claro. Veja como fazer.
Rabanada com leite condensado
Entre as doces, também há variações possíveis. Nesta receita, o pão francês é trocado pela bisnaga. Os ovos são batidos juntos com o leite e a mistura recebe ainda o acréscimo de leite condensado e vinho do porto. A finalização é a mesma: açúcar e canela polvilhados. Aprenda como fazer.
Rabanada com vinho do Porto
A receita de Antonio Perico, do Antiquarius (RJ), tem dois grandes diferenciais: o vinho do Porto e o mel. Veja o passo a passo completo aqui.
Rabanadas Cão Véio, com uísque
De fácil execução, a receita de rabanada do chef Henrique Fogaça leva uísque. É preparado um creme inglês com a bebida que serve de acompanhamento para o pão. Aprenda a fazer.
Rabanada salgada
É fácil entender a razão da popularidade das rabanadas: trata-se de uma maneira deliciosa e muito fácil de aproveitar o pão amanhecido. E a receita não precisa ser necessariamente doce. Esta, retirada do livro Pão Nosso, de Luiz Américo Camargo, é salgada. Além do pão, ovo e leite, leva queijo parmesão, noz-moscada e pimenta-do-reino. Confira a receita completa.
*Caderno de receitas publicado originalmente em dezembro de 2016. Atualizado pela última vez sem dezembro de 2021.