A romã é uma fruta de sabor ímpar, ao mesmo tempo doce e ácido. Além de ser ótima fresca, a romã rende sucos a base do grenadine (xarope muito usado na coquetelaria). Além de ir bem na confeitaria e melhor ainda na cozinha salgada (a culinária do Oriente Médio tem dezenas exemplos incríveis).
Símbolo de sorte fertilidade, a fruta que tem uma coroa no topo entra em cartaz em duas ocasiões no Brasil: a noite de Ano-Novo e o Dia de Reis, 6 de janeiro.
No Réveillon, ela divide espaço com uvas, uvas-passas e frutas secas, todas com a mesma fama de atrair sorte e riqueza. Mas no Dia de Reis, brilha sozinha: para garantir fortuna, deve-se comer três ou nove grãos de romã, como ensina a tradição portuguesa. O importante é reservar três grãos, lavar e secar bem, envolver em filme plástico e guardar na carteira durante o ano todo.
Salada de grãos
De sabor incomum, com toques ácidos, adocicados e salgados, essa é uma receita perfeita para dias quentes. Veja como fazer.
Berinjelas com romã
Assadas no forno ou chamuscadas na na boca do fogão, berinjelas são um bom acompanhamento para as ceias de fim e início de ano. Confira uma versão com molho de tahine e outra com queijo de cabra.
Tender com melado de romã
Aqui, melado de romã e mostarda fazem o molho para o tender e as sementes da romã fresco viram salada junto com tomatinhos cereja. Confira a receita.
Carpaccio de abacaxi, tender e gorgonzola
Sobrou tender? Aproveite a carne e a romã nesse carpaccio que pode ser servido com aperitivo. Aprenda a receita.
Salada fattouch
Uma salada que vale uma refeição. A fattouch é leve, saborosa e festiva. Leva alface, rúcula, tomate, pepino, rabanete, cebola, hortelã, especiarias, sementes de romã e pão sírio. Confira a receita.
Scofflaw, drinque com xarope de romã
Uma boa maneira de aproveitar a romã é fazer um xarope caseiro. Rende refrescos e drinques. Veja como fazer.
Arroz com pernil e romã
Esse prato de arroz com pernil e romã é um curinga de fim de ano – vai bem no Natal, como um jeito diferente de servir o assado, e combina perfeitamente com a passagem do ano, que pede carne suína. O preparo não tem erro, mas é importante temperar o pernil na véspera e assar longamente, até a carne estar bem macia.