Presença ilustre na ceia de Natal, o bacalhau pode ser preparado de diversas maneiras na cozinha. Outros peixes, como robalo, pesacada branca e salmão também aparecem como alternativa às aves e carnes suínas. Se está em busca de receitas com gostinho de fundo do mar os jantares de fim de ano, confira a seguir a seleção de pratos do Paladar.
+ Afinal, o que é bacalhau? Fomos até a Noruega descobrir
RECEITAS COM BACALHAU
Bacalhau à Zé-do-Pipo
De comer com os olhos, imagine só como ele vai ficar lindo da mesa posta de Natal. É um prato clássico, cremoso e reconfortante, com batata, cebola, ovo, azeitonas e maionese (caseira, de preferência) . Confira a receita.
Salada de bacalhau cru com limão e malagueta
Quer manter a tradição do bacalhau, mas sem cair na mesmice? Aposte nessa salada de bacalhau cru desfiado com limão e malagueta. Inusitado, não é mesmo? Mas pode comer sem medo: por ser salgado, é seguro consumir o pescado assim. Ótima entrada para os dias quentes das festas de final de ano. Veja como fazer.
Bacalhau salsa verde
Deliciosa, essa receita do restaurante Don Curro traz o bacalhau com uma crosta suave, incrementado com camarões e mariscos. O prato, finalizdo no forno, é bastante suculento. Aprenda a receita aqui.
Escondidinho de bacalhau
Clássico brasileiro, faz sucesso em qualquer ocasião. Feito com mandioca, creme de leite fresco e queijo curado ralado grosso, esse prato fica supercremoso. Aprenda o passo a passo aqui.
Arroz de bacalhau com damascos e amêndoas
Nada mais natalino do que misturar bacalhar, damascos secos e amêndoas numa só receita. Esse arroz é muito saboroso - o truque é cozinhar os grãos do agulhinha no mesmo caldo do cozimento do bacalhau. Lascas de Grana Padano, alcaparras e limão-siciliano arrematam o sabor. Confira a receita.
Bacalhau com broa
Prato tradicionalíssimo da gastronomia lusitana, combina a suavidade do peixe com a crocância da broa de milho. Batatas ao murro costumam fazer companhia ao preparo. O bacalhau vai ao forno duas vezes: a primeira, com os condimentos; a segunda, já com a farofa de broa para ficar douradinho. Veja a receita.
Bacalhau espiritual
Francisco Everaldo, dorestaurante Bacalhoeiro, ensina esse preparo de outro mundo. Em uma caçarola, refogue o bacalhau pré-cozido juntamente com um refogado de temperos, pão umedecido, leite e creme de leite. Para concluir, leve o prato ao forno para gratinar.
Bacalhau do Zé, com purê de tomate e arroz de brócolis
Esse prato, feito pelo chef Ernestino Gomes, da Tasca do Zé e da Maria, tem preparo razoavelmente rápido. Em uma frigideira, grelhe o bacalhau dessalgado com azeite até dourar. Depois, leve o pescado para terminar de assar. Para acompanharo, faça um purê de tomate e um arroz com brócolis. Confira o passo a passo.
Bacalhau à Brás da Helô
Essa é uma releitura do clássico bacalhau à Brás, prato presente na maioria das casas portuguesas durante as festas de fim de ano. Na receita da chef Heloisa Bacellar, o bacalhau em lascas é refogado com ovos batidos e servido com mandioquinha palha feita em casa.
Tibornada de bacalhau
A receita do chef Alexandre Vorpagel, da Adega Santiago, combina o bacalhau em lascas e a três fiéis escudeiras: cebola, batata azeitonas pretas. Além de fácil de fazer, esse prato é fica muito saboroso por conta do azeite, do tomilho e do louro. Confira aqui o passo a passo..
Bacalhau em natas
Mais uma receita supertradicional portuguesa. Leite integral, creme de leite fresco e Catupiry formam o creme que se juntará ao bacalhau. Para montar, batata ralada e queijo parmesão também ralado se intercalam com as natas. Fica delicioso. Veja a receita.
Bacalhau do Edinho Engel
Se você faz o tipo conservador, que gosta de repetir as receitas da ceia de Natal todo santo ano, te desafiamos a deixar os clássicos de lado só desta vez, para dar uma chance a essa bela receita do livro "O Cozinheiro e o Mar", de Edinho Engel. O bacalhau é refogado com cebola, alho-poró, iogurte e creme de leite, e servido com purê de batata-doce. Aprenda a receita aqui.
Bacalhau com alho-poró, cebola e batata
O grande trunfo desse prato é o caldo vegetal, que pode (e deve) ser preparado em casa. Numa frigideira com um pouco de azeite, refogue a cebola, sem deixar dourar. Junte alho-poró, refogue por três ou quatro minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. O caldo se junta ao bacalhau e às batatas, ambos pré-cozidos, para ir ao forno.
RECEITAS COM OUTROS PEIXES
Robalo com batatas, cebola e tomate
Bacalhau pode até ser o peixe mais tradicional nas ceias de final de ano, mas está longe de ser a única opção. Um exemplo disso é esse delicioso robalo, ensinado pelo chef Oscar Bosch, do restaurante Tanit. Batatas, cebolas e tomates fazem uma cama de respeito para o peixe.
Robalo em crosta de banana-da-terra
Só o nome do prato já dá uma boa ideia do sabor: robalo em crosta de banana-da-terra, pupunha grelhada, creme de taioba e chips de cará. Espere crocância e refrescância dessa receita de Eudes Assis. Veja como fazer aqui.
Robalo recheado
Que tal um peixe recheado com uma farofa molhadinha de camarões, tomates, azeitonas e farinha de milho? Depois de recheado, o peixe é finalizado ao forno. O resultado é bem apetitoso. Aprenda o passo a passo aqui.
Pescada ao molho de uvas verdes
De preparo superfácil, os filés de pescada são dourados em frigideira com azeite e incrementados com molho à base de uvas Itália cortadas, champignon, creme de leite e requeijão. Confira a receita.
Filé de salmão assado lentamente com lentilhas
Nessa receita, o peixe passa um dia inteirinho marinando em laranja e azeite para ganhar sabor. Depois disse, leve ao forno por 40 minutos e, enquanto isso, prepare um cozido bem saboroso de lentinhas para acompanhar. Confira as receitas aqui.
* Lista publicada em dezembro de 2017 e atualizada pela última vez em dezembro de 2019.