Tradicionalíssimo na mesa de Natal, o peru sempre tem lugar de destaque na ceia. Mas para acertar no preparo da ave, é preciso caprichar no tempero, ter tempo de sobra para marinada e, uma vez no forno, ficar de olho no ponto da carne para não terminar com um assado ressecado.
Confira a seguir como temperar um peru de Natal - as receitas vão do clássico peru recheado até versões mais locais, com frutas brasileiras.
Peru com champignons
Não há mistérios para preparar esse peru. A ave vai ao forno com sua própria marinada, feita com temperos clássicos. O molho de cogumelos arremata o prato. Veja como fazer.
Peru com recheio de castanhas portuguesas e pernil
Um prato imponente, para impressionar à mesa. É um peru à moda do Norte da França, recheado com castanhas portuguesas e pernil. Confira a receita.
Peru recheado com molho de limão, alho e alecrim
A receita de peru assado da chef Mariana Fonseca, do Myk, passa longe do sem graça. Além de saborosa - a ave passa horas marinando em suco de limão, alho e alecrim -, ainda vem com a surpresa do recheio de cogumelos e nozes. O molhinho ácido, feito com líquido que sobra na assadeira, dá um toque especial. Veja como fazer.
Peru de Natal
Uma receita clássica. O assado preparado pela chef Heloisa Bacellar é temperado e marinado em vinho branco por 12 horas antes de ir ao forno. Na assadeira, corte uma cebola, salsão e cenoura em cubinhos, fazendo uma cama para a ave. Depois disso, forno durante mais ou menos quatro horas, sempre regando a carne. Confira a receita.
Peru assado com farofa de limão e damasco
O grande diferencial dessa receita de Morena Leite é a farofa. Após aquecer o azeite na frigideira e adicionar a farinha panko, jogue raspas de 3 limões, ajuste o sal e coloque damascos picados grosseiramente. Um toque fresco para essa clássica refeição natalina. Veja como fazer.
Peru com molho de jabuticaba, amora e acerola
As frutas casam extremamente bem a carne de peru, que é bem sequinha por dentro. Nessa versão de Carlos Siffert, a jabuticaba, em plena safra, divide o estrelato com acerolas e amoras. Se quiser encorpar ainda mais o preparo, o chef ainda ensina como preparar uma farofa de pão para rechear o interior da ave.
Peru à austríaca
Mais uma versão recheada da ave de Natal. Para o “stuffing”, refogue cebola na manteiga até que fique transparente e junte bacon. Acrescente croutons, castanhas e misture bem. Retire do fogo e espere esfriar. Acrescente temperos, ovos e um pouco de leite para dar uma leve liga. Nessa receita de Monika Galloni e Marco Paulo Peluso, o peru ainda é acompanhado de knödels, sobras do recheio enroladinhas com farinha e ovos, damascos secos, tomatinhos e ramos de alecrim. Veja como fazer.
Peru recheado
Diretamente do livro ‘Cozinha Tradicional Portuguesa’, um assado de além-mar duplamente recheado. No papo, entra um preparo de carnes de vitelo (ou vaca), porco, chouriço e toucinho. Na barriga, um recheio feito à base de batatas e os miúdos própria ave. Uma proteína que vale pela refeição inteira. Confira a receita completa.
Peru à Califórnia
Preparo refrescante da ave natalina, ao estilo da Califórnia. Receita de Martha Bender aposta bons em acompanhamentos para complementar o prato. Abacaxis e pêssegos grelhados e uma farofa de brioche, com pancetta e presunto cru, ajudam a abrilhantar o assado. Veja como fazer.
Para quem não quer cozinhar a ave inteira
Peito de peru enrolado com presunto cru
Essa receita não necessita da ave inteira, com preparo simples e sensivelmente mais rápido. Abra o peito de peru e faça dois filés, distribua as fatias do presunto cru sobre eles e enrole os filés antes de prendê-los com barbante ou palitos. Os rolinhos são ainda dourados no azeite e cozidos no vinho branco. Confira a receita.
Galantine de peru
Clássico francês que caiu em desuso por aqui, combina peito e as coxas do peru assados e moídos com ervas e castanhas. É diferente, mas delicioso e prático, pode ser feito com o o peru bolinha. Nesta versão da chef Heloisa Bacellar, o truque foi trocar os pistaches da receita original pelas castanhas brasileiras como caju, pará e baru.
Polpetone de peru recheado ao creme noisette com cogumelos
Para quem estiver se sentindo mais ousado na cozinha, esse polpetone de peru recheado, receita de Ana Soares, é uma opção. É preciso certa destreza para abrir o peito de peru antes de rechear com o creme noisette com cogumelos, mas o resultado rocambole é delicioso. Veja como fazer.
* Lista originalmente publicada em dezembro de 2017. Atualizada pela última vez em dezembro de 2021.