O Dia dos Pais já está aí! Para quem ainda não decidiu o cardápio, fizemos uma seleção de receitas rápidas e fáceis, para a família gastar mais tempo à mesa do que na cozinha. São 14 sugestões de pratos principais.
Agora só falta saber: o seu pai gosta do quê?
MEU PAI GOSTA DE CARNE
● Bife na chapa fácil e rápido
Seu pai é carnívoro? Aqui está uma receita infalível, curinga da cozinha, à prova de erros. Você só vai precisar de bifes de contrafilé, óleo, manteiga, sal, pimenta-do-reino e uma frigideira bem quente. Muito fácil de fazer. Depois é só pensar nos acompanhamentos - se aceitar uma sugestão, tente esses legumes salteados.
● Filé mignon com cebola e shoyu
Só quatro ingredientes - filé mignon, azeite, shoyu e cebola - e ainda fica pronta em cerca de 40 minutos. Não é a receita perfeita para este domingo? Não estranhe se não sobrar nem um pedacinho para repetir no dia seguinte - mas, se sobrar, não hesite, leve de volta para a panela com um fio de azeite; ela não perde a graça. Confira a receita.
MEU PAI GOSTA DE CARNE DE PORCO
● Costelinha picante
Ok, essa receita precisa de tempo para marinar - pelo menos duas horas. Mas ela exige o mínimo de trabalho: basta misturar os temperos da marinada, esperar, levar para o forno, esperar, fim, está pronto! A receita leva açúcar mascavo, alecrim, tomilho, pimenta caiena, pimenta-do-reino e páprica doce, é uma explosão de sabores. Confira a receita.
● Bisteca suína com Jerez, pera e maçã
Nada combina tanto com bistecas suínas como couve refogada e um bom tutu de feijão. Mas essa receita é ótima quando a ideia é variar. Bem rápida de preparar, tem um toque de sabor diferente por conta da combinação do Jerez, o vinho fortificado licoroso espanhol, com alho e manteiga. Veja como fazer.
MEU PAI GOSTA DE FRANGO
● Frango agridoce com tangerina
Esse é um prato rápido, com sabor bem interessante, fruto da combinação de tangerina, Jerez, vinagre de arroz e shoyu. As raspas da casca da fruta ainda dão sutileza e frescor. Veja como fazer.
● Cumbuca de frango com quiabo
Uma combinação clássica servida como uma torta fechada. O preparo é fácil, os sabores são tradicionais e a apresentação impressiona. Basta comprar massa folhada congelada. Confira a receita.
MEU PAI GOSTA DE PEIXE
● Peixe com tomate e vinho branco
Essa é daquelas receitas que mal dá para acreditar que levam tão pouco tempo para ficarem prontas. Em uma panela, são refogados tomates cereja e dentes de alho. Aí água, vinho branco e os filés de peixe entram na jogada. Tudo cozinha por cerca de 10 minutos e está pronto. Veja como fazer.
● Salmão selado na frigideira com salsão, azeitonas e alcaparras
O chef Yotam Ottolenghi, criador da receita, diz que esse é “um prato rápido, para ser feito durante a semana sem ficar com dor nas costas”. Mas a combinação não usual de sabores transforma esse prato em um bom trunfo para um dia comemorativo. Confira a receita.
MEU PAIS GOSTA DE FRUTOS DO MAR
● Camarão à provençal
Essa é uma versão do camarão à provençal que fez a fama do restaurante La Paillote, no Ipiranga (o endereço tradicional fechou e a casa foi instalada nos Jardins). É fácil e rápido. Vale a pena experimentar. Confira a receita.
● Arroz de polvo
Parece uma receita complicada, mas não é. Basta seguir certinho os passos para cozinhar o polvo (e deixá-lo macio), não tem segredo. A receita pede arroz bomba, o arroz espanhol da paella, que tem grãos mais gordos e curtos. Não é difícil de achar em supermercados gourmets e delicatéssen, mas pode usar o arroz nacional do tipo agulhinha. Fica ótimo também. Veja como fazer.
MEU PAI GOSTA DE VEGETAIS
● Risoto de beterraba
Beterraba é versátil e saborosa e combina muito com dias mais frios. Uma dica é usá-la nesse risoto bem quentinho, mas de cor vibrante. A receita, criada pela chef Helena Rizzo, do Maní, além de linda, vai bem com uma taça de vinho. Veja como fazer.
● Bifum com legumes ao curry
Bifum é o macarrão de massa de arroz. Ele vai muito bem com sabores mais intensos, como o curry. Nessa receita, usamos cenoura, couve chinesa, nirá, couve-flor, cebolinha, alga wakame e pimenta dedo-de-moça, além de leite de coco e shoyu. Mas você pode usar a ideia para criar a sua versão do prato, com seus ingredientes preferidos. Confira a receita.
MEU PAI GOSTA DE MASSA
● Rigatoni com funghi, bacon e tomates
Quem cozinha tem sempre uns curingas – esse é um dos da nossa editora, Patrícia Ferraz. Um molho cheio de sabor, fácil de fazer e sem erro. Ele nasceu inspirado em um clássico italiano, o molho à boscaiola, que leva cogumelos frescos e secos, além de alho e tomate. O ideal é servir com massas em forma de tubo, como penne ou rigatoni. Veja como fazer.
● Penne com carne-seca e vinho
Não torça o nariz para a combinação de carne-seca e vinho tinto – e resista à tentação de correr para pegar a garrafa de cachaça que, sem dúvida, vai bem com a carne. O molho com vinho fica escuro, intenso e brilhante. Dica: compre carne-seca já dessalgada e cozida. Confira a receita.
* Lista publicada em agosto de 2018 e atualizada pela última vez em agosto de 2019.